FAO em São Tomé e Príncipe

Fórum mundial da alimentação 2021

© FAO

04/10/2021

04/10/2021 - O Papa Francisco se dirigiu aos líderes da juventude na inauguração do Fórum Mundial da Alimentação, um movimento global que busca aproveitar a energia e a criatividade dos jovens para definir um futuro melhor para a nossa alimentação.

O Fórum Mundial da Alimentação reúne jovens de diversas origens e conhecimentos, com o objetivo de promover medidas que ajudem a transformar os sistemas agroalimentares e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 2 (“Acabar com a fome”).

Na cerimônia de abertura, que foi transmitida ao vivo de Roma, o Presidente da Costa Rica fez um discurso de abertura e, posteriormente, o Papa Francisco fez uma declaração especial. A Rainha Letizia da Espanha, que é a Embaixadora Especial da Boa Vontade da FAO para Nutrição, foi uma das dignitárias que se dirigiu a um público de jovens agricultores, líderes jovens, empresários, influenciadores e celebridades. A cerimônia de abertura também contou com a presença de uma líder espiritual indígena da Colômbia, Meera Dasgupta, premiada como Poetisa Jovem dos Estados Unidos da América, e jovens artistas e músicos como AY Young, que usaram sua popularidade para aumentar a conscientização sobre a sustentabilidade e aumentar fundos para levar eletricidade às pessoas.

“Mais da metade da população mundial são jovens com menos de 30 anos. O presente e o futuro pertencem a eles. Para que você herde um planeta que sobrevive, precisamos do seu compromisso, porque você sabe onde devemos fazer as mudanças que não podem ser mais adiadas. O futuro é seu. Pegue ”, disse o Presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado Quesada, que, aos 41 anos, é um dos chefes de Estado mais jovens.

O Papa, em uma mensagem entregue em seu nome pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, exortou os participantes a serem corajosos e determinados em seus esforços para transformar os desejos em "medidas concretas e significativas". A Rainha Letizia disse que a energia dos jovens é crucial para transformar nossos sistemas alimentares e ressaltou a importância de garantir que eles constituam "a peça central dos processos de tomada de decisão".

A Comissária da União Africana para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sra. Sarah Anyang Agbor, saudou o desejo do Fórum de servir como “a principal plataforma para aproveitar a paixão e inovação dos jovens e encontrar soluções para criar um futuro melhor em alimentos para todos ”.

O encontro virtual é o primeiro de acompanhamento da Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, realizada em Nova York há apenas uma semana. A Cúpula, que terminou com o slogan “De Nova York a Roma”, incumbiu a FAO, juntamente com as outras agências da ONU sediadas em Roma, de garantir que as iniciativas ambiciosas e urgentes destinadas a aproximar os sistemas das indústrias agroalimentares do mundo sejam mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis ​​obtiveram os resultados esperados.

Este importante evento, que durará cinco dias, será concluído na terça-feira com a Assembleia de Ação da Juventude, que foi incumbida de fornecer conselhos práticos aos governos e às principais partes interessadas.

“Nossa missão é encontrar soluções e maneiras de reconstruir melhor para o futuro. Não podemos avançar se continuarmos a pensar e nos comportar de acordo com os velhos padrões. Devemos inovar fora das estruturas estabelecidas ”, disse o Diretor-Geral da FAO, Sr. QU Dongyu.

Um futuro alimentar melhor

O Fórum Mundial da Alimentação foi idealizado pelo Comitê da Juventude da FAO. Trabalhando com as redes de jovens de outras agências da ONU sediadas em Roma, o Fórum segue os princípios básicos da Cúpula de Sistemas Alimentares. O objetivo é ouvir a opinião dos jovens e dotar as gerações mais novas dos recursos necessários para que possam alcançar um futuro com melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor vida para todos.

O Fórum parte da constatação de que, embora as gerações mais jovens tenham muito a perder, elas também oferecem o tipo de criatividade, inventividade e resiliência necessária para superar os desafios. E nunca houve melhor momento para explorar esse potencial: hoje há 1,8 bilhão de pessoas entre 10 e 24 anos, o maior número da história.

“Nunca antes houve uma oportunidade única como esta de aproveitar a paixão e a energia dos jovens por um futuro alimentar melhor. Nesse sentido, o Fórum Mundial de Alimentos está aproveitando essa energia ”, disse o Sr. QU.

O Fórum Mundial da Alimentação não apenas usa métodos inovadores para descobrir e ampliar as idéias mais promissoras dos jovens, mas também equipa os jovens talentos com ferramentas e recursos.

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte link: www.fao.org/newsroom/detail/world-food-forum-2021-youth-take-charge-of-shaping-the-future-of-food/es