FAO em São Tomé e Príncipe

Mensagem do Coordenador Sub-Regional da FAO para a África Central por ocasião do Dia Mundial da Alimentação

© FAO

15/10/2021

15.10.2021 - Essa é uma data de especial, por ser a mesma data em que se celebra o septuagésimo sexto aniversário da FAO, e a quadragésima primeira desta celebração.

É um momento de reflexão porque trazemos um tema muito forte, “As Nossas Acções São o Nosso Futuro -  Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente, e melhor qualidade de vida”.

Cerca de oitocentas e onze milhões de pessoas passam fome no mundo actualmente, em áfrica duzentos e cinquenta milhões e na áfrica central são cinquenta e dois milhões.

Trazemos uma reflexão sobre quatro objetivos muito concretos:

Primeiro: melhorar a produção, através da melhoria da produtividade, mas também, através da produção local. Embora haja grande disponibilidade de solos arráveis na áfrica, grande parte dos países, continuam a importar os alimentos em grandes quantidades;

Segundo: melhorar a nutrição: cada vez mais, é importante garantirmos a presença nas famílias, de uma alimentação equilibrada, é importante que os novos regimes alimentares  possam garantir os nutrientes que necessitamos para uma vida saudável;

Terceiro:  melhorar o ambiente através de um compromisso global para a preservação da base de recursos naturais que sustentam a vida no planeta, falo dos solos, da floresta, da fauna, da água e dos outros elementos fundamentais da natureza.

Quarto: melhorar a qualidade de vida das populações mais vulneráveis, é importante garantir um mundo mais justo para essa população.

E o Dia Mundial da Alimentação, é celebrado após a realização da cimeira mundial sobre os Sistemas Alimentares, um momento particular em que o Secretário Geral das Nações Unidas, organizou uma partilha de ideias, sobre como resolvermos os problemas da insegurança alimentar no mundo.

Os países contribuíram com ideias muito valiosas, o momento também é de reflexão, porque sabemos que a Covid-19, não só afecta a saúde das pessoas como também cria problemas na segurança alimentar, cria problemas na pobreza e cria problemas no rendimento das famílias.

É importante termos em conta, que os sistemas agroalimentares são fundamentais para garantirmos uma vida saudável, um ambiente saudável e garantirmos também uma qualidade de vida adequada para todos.

Um bilhão de pessoas trabalham dentro dos sistemas agroalimenetares, na produção, na transformação, no transporte e na distribuição.

Mesmo os que não trabalham dentro do Sistema agroalimentares, eles participam como consumidores, o que faz com que cada um tenha responsabilidades.

Por isso, quero que nesse dia, todos assumamos esse compromisso global para a erradicação da fome e esse compromisso global para termos um ambiente saúdavel  e o compromisso global para termos um mundo mais justo, mais digno e economicamente mais sustentável.

Boa celebração.

 

Dr. Hélder Félix Muteia, Coordenador Sub-Regional da FAO para África Central e Representante para Gabão e São Tomé e Príncipe