FAO em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe celebra Dia Mundial da Alimentação

© FAO/Ody Mpouo

18/10/2021

18/10/2021 – O mês de outubro de 2021, culminou com a celebração de mais um Dia Mundial da Alimentação, e que pelo segundo ano consecutivo, é celebrado no contexto da pandemia da Covid-19.

Não obstante, as restrições devidas a mesma, em São Tomé e Príncipe foram realizadas algumas atividades para assinalar a data, com grande enfoque nos meios de comunicação social.

A mensagem do Diretor Geral da FAO, o Dr. QU Dongyu, foi transmitida tanto na rádio como na televisão local, em que o mesmo destacou que devemos a nossa gratidão a todos os nossos heróis da alimentação, que têm mantido a produção em andamento e as prateleiras do mercado abastecidas.

Por outro lado, e como também tem sido hábito, o Coordenador Sub-Regional da FAO para África Central e Representante para o Gabão e São Tomé e Príncipe, Dr. Hélder Muteia, aproveitou a data para enviar uma mensagem a todos os santomenses.

Na sua mensagem, Hélder Muteiadisse que este é um momento de reflexão, porque trazemos um tema muito forte, “As Nossas Ações São o Nosso Futuro -  Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente, e melhor qualidade de vida”.

Como não podia faltar, o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, também endereçou uma mensagem por ocasião da data.

Ainda dentro destas celebrações, o Escritório da FAO em São Tomé e Príncipe, produziu duas dramatizações sobre “Produção Sustentável” e “Alimentação Saudável”. Estas dramatizações tiveram o objetivo de explicar ao grande público sobre os  princípios da agroecologia, adubação orgânica, tratamentos naturais para o controlo de doenças e pragas, a necessidade de comer de forma variada e as vantagens de optar sempre pelos produtos da terra e pelos alimentos menos industrializados.

O programa televisivo e radiofónico da FAO-STP “Cumé Di Quinté Non”, também dedicou uma edição especial sobre o 16 de outubro.

O tema deste ano recorde-se, foi, "As nossas ações são o nosso futuro - Melhor produção, nutrição, meio ambiente e qualidade de vida".