FAO em São Tomé e Príncipe

A FAO entregou materiais de irrigação e equipamento agrícola a algumas comunidades de São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

29/10/2021

29 de outubro de 2021, São Tomé – Fruto da parceria entre a FAO e o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural (MAPDR), os agricultores da comunidade de Canavial em Praia das Conchas, Distrito de Lobata, receberam um lote de materiais agrícolas e de irrigação.

A entrega vem no âmbito do Projeto Apoio à capitalização e valorização de produções hortícolas para a segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe”.

O Presidente da Associação dos Agricultores de Canavial Praia das Conchas, Hélder Morreira, mostrou-se satisfeito e agradeceu a FAO e o MAPDR pelo apoio recebido e apelou aos membros da sua associação a fazerem um bom uso desses materiais.

O Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe, Argentino Pires dos Santos, disse que esse esforço conjunto tem como objetivo, apoiar o desenvolvimento da agricultura no país, munindo os agricultores de condições para produzirem e voltou a reforçar a disponibilidade da FAO junto ao Ministério para apoiar os agricultores, de forma que o mercado seja abastecido de alimentos benéficos para a saúde da população.

A presidir a cerimónia, esteve o Ministro da Agricultura.

Francisco Ramos falou da importância desses materiais para o aumento da produção hortícola de qualidade, referindo que nesse momento, o país está na transição da produção convencional para a produção biológica.

O referido projeto que está sendo implementando em três distritos do país, e tem três componentes:

Sendo o fabrico de compostagem para diminuir o uso de produtos químicos nas plantações;

A componente irrigação, que irá implementar a técnica gota a gota;

E a componente nutricional, que visa promover o consumo de frutas e hortaliças para um melhor estado nutricional da população.