FAO em São Tomé e Príncipe

FAO promove uso sustentável dos recursos hídricos

© FAO/Ody Mpouo

11/02/2022

11 de fevereiro de 2022, São Tomé – No âmbito do “Projeto Apoio à capitalização e valorização de produções hortícolas para a segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe”, a FAO financiou a reparação de um depósito de água, na comunidade de Monte Carmo, no Distrito de Lobata.

Sendo a água um recurso de grande utilidade, tanto na agricultura, como na horticultura, a reparação desse depósito permitirá aos agricultores da referida comunidade, aumentarem a sua produção, contribuindo assim para garantir a segurança alimentar e nutricional no país.

Da mesma forma, essa obra contribuirá para ajudar a conter o êxodo rural, uma vez que se criadas as condições para os agricultores nas suas comunidades, os mesmos terão motivos para se estabelecerem aí de forma permanente.

Com medidas como essas, a FAO pretende garantir que até 2030, os recursos hídricos sejam usados ​​com muito mais eficiência em todos os setores, e garantir a sustentabilidade das retiradas e suprimentos de água doce, para lidar com a escassez de água e reduzir significativamente o número de pessoas que não têm acesso à água.

O acesso à água potável, ao saneamento e a gestão racional dos ecossistemas de água doce, estão no cerne do desenvolvimento sustentável. Esta é a missão do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), que inclui abordagens para a gestão da água, apoiada pela cooperação internacional, capacitação e participação das partes interessadas.

Ainda durante a execução do referido projeto, foram ministradas aulas teóricas e práticas aos participantes, de como utilizar os recursos hídricos de forma sustentável.

O referido depósito abastecerá também os agricultores da comunidade de Santa Clara, situado no mesmo distrito.