FAO em São Tomé e Príncipe

Coordenador Sub-regional da FAO para África Central chefia missão à São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

07/03/2022

07 de março de 2022, São Tomé – Durante 5 dias, São Tomé e Príncipe irá acolher a Semana Nacional de Economia Azul.

Para esse efeito, encontra-se no país, uma missão técnica da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Chefiada pelo seu Coordenador Sub-regional para África Central e Representante para Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia.

Na sua chegada, Muteia disse que a sua missão tem como grande objectivo, consolidar a plataforma com vista a transição do país para a economia azul, e também para o lançamento de um projecto de apoio as catástrofes das inundações, que recentemente afectaram o território nacional.

O Coordenador Sub-regional da FAO para África Central, avançou que também serão analisados outros elementos, tais como, uma ideia que foi lançada por São Tomé e Príncipe, de modo que o país seja 100% biológico, do ponto de vista da produção agrícola e também aproveitar para falar sobre a nutrição e outros objectivos do desenvolvimento sustentável.

A Semana Nacional da Economia Azul, decorrerá de 7 a 11 de março, e terá como objectivos:

  • Garantir uma sensibilização de Alto Nível sobre a Estratégia Nacional de transição para a Economia Azul através de três (3) sessões de sensibilização previstas respetivamente junto de: i) órgãos de soberania (presidência da república, parlamento, governo, tribunais e várias autoridades políticas; ii) académicos, educação e investigação, iii) sociedade civil e os media (setores privados, ONGs).
  • Assegurar o lançamento do programa da FAO TCP / STP sobre o Quadro de Investimentos e Governança para a Economia Azul.
  • Assegurar a mobilização e sensibilização das instituições nacionais que deverão desempenhar um papel técnico na transição e no desenvolvimento de novos instrumentos de governação (contabilidade pública, economia azul e planeamento territorial em particular), bem como dos Parceiros Técnicos e Financeiros internacionais suscetíveis de apoiar a mobilização de recursos financeiros, técnicos e capacidades para a implementação da Estratégia e investimentos públicos e privados.

Da equipa chefiada pelo Coordenador Sub-regional da FAO para África Central, também constam, a senhora Aissa Mamadoultaibou, responsável pela Secção de Nutrição e o senhor Lionel Kinadjian, responsável pela secção das pescas.

A delegação foi recebida ainda no aeroporto, pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos.