FAO em São Tomé e Príncipe

Equipa da FAO recebida pela Coordenadora Residente Interina do Sistema das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

07/03/2022

07 de março de 2022, São Tomé – A missão técnica da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura-FAO, chefiada pelo seu Coordenador Sub-regional para África Central e Representante para Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia, foi recebida pela Coordenadora Residente Interina do Sistema das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, Katarzyna Wawiernia.

Dado o arranque da Semana Nacional da Economia Azul em São Tomé e Príncipe, o Coordenador Sub-regional da FAO para África Central, aproveitou o encontro para abordar questões concernentes a execução da transição para a economia azul no país e os passos dados para a execução da mesma.

Por outro lado, foram abordadas questões ligadas a resposta das Nações Unidas relativas à catástrofe causada pelas inundações de 28 de dezembro. Nesse sentido, foi analisado a forma mais eficaz e rápida para mitigação dos efeitos dessa catástrofe.

Visto que no dia 1º de abril, a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução que define o período de 2016 a 2025 como a Década de Ação pela Nutrição, uma resolução que reconhece a necessidade de erradicar a fome e evitar todas as formas de má nutrição, em todo o mundo, a responsável pela Secção de Nutrição, senhora Aissa Mamadoultaibou, lançou um apelo a Coordenadora Residente Interina do Sistema das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, para que advogasse junto aos actores nacionais, que trabalham com a nutrição, para juntos combaterem a má nutrição no país e em África.

Por seu turno, a Coordenadora Residente Interina do Sistema das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, mostrou-se satisfeita com as acções levadas a cabo, pela FAO no país, dizendo que atendem as necessidades da população.

No encontro, também estiveram presentes, o senhor Lionel Kinadjian, responsável pela secção das pescas, que foi quem fez a apresentação sobre os esforços levados a cabo pela FAO, na implementação da estratégia para a transição da economia azul no país, e o senhor Argentino Pires dos Santos, que é o Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe.