FAO em São Tomé e Príncipe

Coordenação da Aliança Parlamentar de STP para a Segurança Alimentar e Nutricional recebe materiais de escritórios

© FAO/Ody Mpouo

17/02/2022

17 de fevereiro de 2022, São Tomé – Um lote de materiais e consumíveis de escritório, foram entregues à coordenação do projecto “Contribuição da Aliança Parlamentar de São Tomé e Príncipe para a Segurança Alimentar e Nutricional no quadro do desafio Fome Zero e do impacto da Covid-19”. A entrega foi efectuada pelo Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO.

A referida entrega terá como objectivo, dotar a equipa de gestão do projecto de condições de trabalho para a prossecução dos objectivos preestabelecidos, tais como:

Recordar os desafios da segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe; informar os vários intervenientes nacionais sobre a implementação das actividades, assegurar o interesse e a participação dos parceiros e partes interessadas do projecto, reforçando o seu apoio e a apropriação por parte do Governo; e identificar sinergias com iniciativas novas ou em curso, no domínio da segurança alimentar e nutricional.

O Assistente ao representante da FAO/STP, Argentino Pires dos Santos, realçou o papel da FAO nos seus esforços para garantir a segurança alimentar e nutricional no mundo e em São Tomé e Príncipe.

Nesse sentido, e dada a situação de insegurança alimentar causada pela Covid-19 no mundo, o Assistente ao Representante da FAO-STP falou da importância dos parlamentares no apoio a implementação de políticas que favoreçam a segurança alimentar, promovendo assim a fome zero no país.

Argentino Pires dos Santos defendeu também que é preciso acelerar os trabalhos, pois o projecto se encontra na sua fase final.

Raul Cardoso, Secretário-geral da Aliança Parlamentar de STP, referiu que esta entrega permitirá a aliança parlamentar a concretizar os seus trabalhos e garantiu, que os parlamentares irão fazer a sua parte na luta pela garantia da segurança alimentar e nutricional do povo santomense.

Raul Cardoso aproveitou também a oportunidade para agradecer a FAO pelos apoios que vem prestando no quadro da implementação da Aliança Parlamentar de São Tomé e Príncipe.

O referido projecto é financiado pela FAO e executado pela Assembleia Nacional no valor de 110 mil dólares.

A FAO como mentora dessa iniciativa, continuará ampliando e aprofundando a sua colaboração com os parlamentares no sentido de erradicar a fome e a desnutrição, usando os mecanismos parlamentares identificados aos níveis regional e nacional e de acordo com as prioridades identificadas pela respectiva região/país. 

O presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves, presenciou o acto da entrega.