FAO em São Tomé e Príncipe

Escritório da FAO em São Tomé e Príncipe, participa na 14ª reunião MDT

© FAO/Ody Mpouo

28/02/2022

28 de fevereiro de 2022, São Tomé – Foi realizada a 14ª Reunião da Equipa Multidisciplinar (MDT), um evento organizado pelo Escritório Subregional da FAO para a África Central e as 8 Representações de Países da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Sob o lema "Libertar o potencial da juventude e das mulheres para tornar os sistemas alimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis ​​na África Central", o evento que foi realizado em suporte híbrido e que contou com a participação da representação da FAO em São Tomé e Príncipe, ocorre numa altura em que estão a ser desenhadas estratégias para a melhoria da segurança alimentar e nutricional em África.

A abertura do evento, foi realizada pelo Ministro das Pescas e Pecuária da República Democrática do Congo, país que detém a atual presidência da CEEAC.

Na sua intervenção, o Diretor-geral Adjunto e Representante Regional da FAO para África, Dr. Abebe Haile-Gabriel, salientou a importância de promover e facilitar os intercâmbios intrarregionais e realçou que "devemos promover e facilitar intensamente a partilha de experiências intrarregionais para ter um impacto - em "novas e melhores formas de fazer negócios”, levando em conta as diversidades e oportunidades de aprendizagem e colaboração mútuas”.

O Coordenador Sub-Regional da FAO para África Central, Sr. Hélder Muteia, disse que “esta reunião servirá também para reavaliar e ajustar o trabalho no terreno efectuado pela FAO, através de uma definição clara das prioridades atuais e da responsabilidade específica de cada ator. Em 2021, a carteira da FAO na África Central tinha cerca de 151 projetos com um orçamento de 180 milhões de dólares americanos, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas. O desafio é alargar as intervenções da organização, em áreas prioritárias, em benefício das populações mais vulneráveis.”

Vários ministros e representantes de instituições económicas sub-regionais participaram desta reunião, no caso de São Tomé e Príncipe, esteve presente o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos.

Na sua intervenção, Francisco Ramos disse que à produção sustentável, o domínio das cadeias de valor e comercialização, não podem mais continuar a acomodar as práticas dos agricultores atuais, e que o tema proposto para o encontro é oportuno, na época em que destaca todo o potencial intelectual e prático da juventude e das mulheres, para o sucesso e modernização de uma agricultura mais inclusiva, resiliente e remuneratória para os agricultores, com um impacto certo no crescimento econômico dos países.

A reunião foi organizada em torno de quatro (4) sessões temáticas, precedidas por uma sessão de alto nível marcada por uma discussão sobre os preparativos para a 32ª sessão da Conferência Regional da FAO para África, as prioridades sub-regionais e uma apresentação inaugural sobre a política abordagem para a integração económica dos jovens e das mulheres.