FAO em São Tomé e Príncipe

Realizado inquérito no quadro do Projeto FISH4ACP

© FAO

07/02/2022

07 de fevereiro de 2022, São Tomé – No quadro do Projeto para o Desenvolvimento Sustentável das Cadeias de Valor da Pesca e Aquacultura nos Países ACP (FISH4ACP), estão sendo realizados inquéritos, com o objetivo de fazer ajustes do levantamento de dados complementares concernentes a elaboração de estratégias sobre a metodologia, visão e missão que se projectaram para implementação das actividades, de modo que não haja duplicidade das acções, garantindo assim a sustentabilidade dos recursos, que permitirá a melhoria de condições de vida dos actores.

Segundo o Coordenador do projecto, Anibal Olávio, para a elaboração da referida estratégia, foi contratado um consórcio de ONG’s que já produziram relatórios com alguns dos dados recolhidos.

No entanto, ainda faltam alguns dados como, o número dos restaurantes, saber o número das grossistas de transformação de pescado, ligadas a cadeia de valor de algumas espécies consumidas com regularidade no país.

Após a recolha completa dos dados, os mesmos servirão para elaboração de um plano de acção com respeito aos actores beneficiários como, os pescadores, palaiês, as comunidades e as instituições conexas que possam fortificar a cadeia de valor.

Actualmente, o inquérito abrange as grossistas de transformações de pescado de Porto Alegre – Distrito de Caué, Neves e Santa Catarina – Distrito de Lembá de Caué e da Região Autónoma do Príncipe, sendo que os dados dos pescadores e palaiês já foram recolhidos.

Esses dados que serão introduzidos na análise estratégica, permitirão também ter uma visão da quantidade de produto manuseado, a forma como o mesmo é manuseado, a sua distribuição geográfica, de modo que a elaboração do plano de acção seja feito com dados reais credíveis.

Após esse processo de recolha de dados, será feita uma consultoria em termos de "low-hanging fruit" (fruto ao alcance das mãos), de forma a consolidar esses dados em termos de mercado para melhorar a distribuição dos pescados.

No final do processo, será organizado uma cooperativa com o objectivo de emponderar uma rede de comercialização das espécies de pescado consumidas no país.

Actualmente, o Projecto FISH4ACP está na fase de complemento de informações adicionais, a que se seguirá a realização de um ateliê de constituição de equipa de grupo de trabalho, constituído por organizações privadas e públicas.

Após a constituição do grupo de trabalho, será realizado o ateliê de validação da estratégia a que se seguirá a elaboração e implementação do plano de ação com base num acordo comum, entre todos os actores.

O Programa para o Desenvolvimento Sustentável das Cadeias de Valor da Pesca e Aquicultura nos Países ACP (FISH4ACP) é uma iniciativa da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) que contribui para a segurança alimentar e nutricional, prosperidade económica e criação de empregos, garantindo a sustentabilidade económica, social e ambiental das cadeias de valor da pesca e da aquicultura. O referido programa é implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros parceiros com ação no contexto nacional, com financiamento da União Europeia (UE) e do Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ).