FAO em São Tomé e Príncipe

Coordenador Sub-regional da FAO para África Central recebido pelo Presidente da República de São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

18/03/2022

18 de março de 2022, São Tomé – O Coordenador Sub-regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para África Central, Hélder Muteia, foi recebido pelo Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova.

Segundo Hélder Muteia, o encontro serviu para abordar a cooperação da FAO com São Tomé e Príncipe, nos aspectos ligados as diferentes áreas e também sobre a economia azul de forma detalhada.

Durante o encontro, o Coordenador Sub-regional da FAO aproveitou para agradecer ao Presidente da República, pela liderança em fazer avançar a Estratégia de Transição da Economia Azul para São Tomé e Príncipe, que culminou com a presença do mesmo fazendo o lançamento da Semana Nacional da Economia Azul, proferindo o discurso de abertura.

Também foi abordado durante o encontro, o impacto que a economia azul pode ter na vida das populações, melhorando o seu rendimento, a qualidade de vida dos santomenses, garantido que o país se torne numa grande nação oceânica, visto que o território é vasto, tomando em consideração a área oceânica.

Um outro ponto abordado na reunião, foi sobre o lançamento do projecto de assistência as populações vítimas das últimas enxurradas que afectaram o país. O referido projecto está avaliado em 350 mil dólares que serão implementados imediatamente, e deverá ter o seu início no próximo dia 1 de abril.

Com esse projecto que contará também com o apoio de todo o sistema das Nações Unidas no país, garantirá o apoio as famílias afectadas na sua capacidade productiva pelas enxurradas. Recorde-se que a formulação desse projecto veio de um pedido do Governo, através do Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural.

No encontro, também estiveram presentes, o senhor Lionel Kinadjian, responsável pela secção das pescas da FAO-SFC, a senhora Aissa Mamadoultaibou, responsável pela Secção de Nutrição da FAO-SFC, o senhor Walter de Oliveira, responsável pela secção de Resiliência e Emergência da FAO-SFC, e o senhor Argentino Pires dos Santos, que é o Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe.