FAO em São Tomé e Príncipe

Plantio de árvores marca a celebração do dia Internacional das Florestas em São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

23/03/2022

23 de março de 2022, São Tomé – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), celebrou no dia 21 de março, o Dia Internacional das Florestas, o dia celebra e sensibiliza para a importância de todos os tipos de florestas. Este ano o tema escolhido foi “Florestas e produção sustentáveis e consumo " e o slogan escolhido foi "Escolha a madeira sustentável para as pessoas e para o planeta".

Em São Tomé e Príncipe, a data não passou despercebida, onde o Governo celebrou a data sob tema “Restauração Florestal” com o slogan “Plante uma árvore para bem-estar do homem e do planeta”.

Nesse sentido, a Direcção das Florestas e Biodiversidade organizou uma acção de plantio de árvores no distrito de Caué, na Roça Fraternidade.

O evento que contou com a presença e o apoio da FAO, foi presidido pelo Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, que ressaltou que devemos cuidar do planeta terra.

O Primeiro-ministro aproveitou para salientar que São Tomé e Príncipe já está a lutar no combate as alterações climáticas, e reforçou que quem tem que plantar as árvores, é a população santomense, e que a mesma deve ser também a guardiã das florestas do país.

Por outro lado, o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, afirmou que defender a floresta, é defender a nossa existência no planeta terra, e que temos que trabalhar de forma harmoniosa.

O Diretor das Florestas e Biodiversidade, Adilson da Mata, explicou que o acto central da celebração foi realizado no distrito de Caué, com o objectivo de sensibilizar a população deste distrito, quem tem sido o foco no que toca ao abate indiscriminado das árvores no país.

Ainda por ocasião do dia Internacional das Florestas, foram plantadas mais de cem plantas de várias espécies, na Roça de Eduardo Costa, cita na comunidade de Uba Budo, distrito de Cantagalo.

O objectivo desta acção que contou com   presença da Primeira-dama, Fátima Vila Nova, foi de fazer a restauração florestal naquela comunidade.

A Primeira-dama disse esperar que se evite derrubar constantemente as árvores em São Tomé e Príncipe.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de março o Dia Internacional das Florestas (IDF) em 2012. O Dia celebra e sensibiliza para a importância de todos os tipos de florestas. Em cada Dia Internacional das Florestas, os países são encorajados a empreender esforços locais, nacionais e internacionais para organizar actividades que envolvam florestas e árvores, tais como campanhas de plantação de árvores. O tema para cada Dia Internacional das Florestas é escolhido pela Parceria Colaborativa sobre as Florestas.