FAO em São Tomé e Príncipe

Director Geral da FAO recebe Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe

© FAO

15/04/2022

15 de abril de 2022, São Tomé – No quadro da realização da trigésima segunda conferência regional da FAO para África que decorreu em Malabode 11 a 14 de abril.

A delegação Santomense chefiada pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe, Francisco Ramos, foi recebido pelo Diretor Geral da FAO, o Senhor QU Dongyu.

Francisco Ramos aproveitou o encontro para agradecer todo o apoio que a FAO tem concedido ao país, e referiu-se a algumas acções que exemplificam a cooperação entre as partes.

Uma iniciativa mencionada pelo ministro foi o Grupo de Parceiros de Desenvolvimento do Sector Agrícola de São Tomé e Príncipe (GTSA-ACHA), onde salientou o papel activo da FAO na Co-Presidência do mesmo.

Por outro lado, o ministro falou também da iniciativa “Mão na Mão”, e demonstrou o seu desejo para que o país seja 100% biológico, e pediu todo o apoio da FAO para a implementação da mesma

O recenseamento geral agrícola, projecto financiado pela União Europeia e que conta com o apoio técnico da FAO, também foi abordado no encontro, e o ministro voltou a solicitar o apoio da FAO para a concretização do mesmo.

Na área ambiental, o projecto TRI foi discutido e também o lançamento com sucesso da semana da economia azul, que abre grandes perspectivas para FAO.

Por seu turno, o Director Geral da FAO, incentivou ao ministro para que através da iniciativa “Mão na Mão”, o país possa criar uma marca de produtos biológicos que poderão ser vendidos no mundo inteiro, e realçou que uma aposta deve ser feita na produção e exportação da matabala, que a curto prazo poderá dar bons resultados.

Em relação à economia azul, o Diretor Geral falou do potencial da mesma, referindo que será uma aposta a médio prazo, com a particularidade de que a FAO poderá acompanhar nas pescas, aquacultura e outras iniciativas ligadas a mesma.

No encontro estiveram também presentes, o Coordenador Sub-regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Alimentação (FAO) para a África Central e o Representante para o Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia, a Embaixadora de São Tomé e Príncipe acreditada na Guiné Equatorial e os quadros técnicos que acompanharam o ministro na viagem.