FAO em São Tomé e Príncipe

Primeiro dia de trabalho no seminário de validação no quadro do Programa FISH4ACP

© FAO/Ody Mpouo

11/05/2022

11 de maio de 2022, São Tomé – Teve início hoje, um seminário de validação da análise funcional e a avaliação da sustentabilidade económica, social e ambiental da cadeia de valor dos pelágicos costeiros em São Tomé e Príncipe.

O seminário de dois dias é realizado pelo Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, e está enquadrado no Programa para o Desenvolvimento Sustentável das Cadeias de Valor da Pesca e Aquacultura nos Países ACP (FISH4ACP), uma iniciativa da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).

Segundo Lionel Kinadjian, em representação do Coordenador Sub-regional da FAO para África Central, este programa ilustra o apoio da FAO aos esforços de São Tomé e Príncipe para transformar os sistemas alimentares aquáticos em motores de emprego, desenvolvimento social através da melhoria das condições de trabalho, especialmente para as mulheres, sem esquecer a recuperação ambiental e preservação do capital natural.

De facto, o sector das pescas e da aquacultura é classificado como um "sector de elevado potencial", capaz de contribuir para a segurança alimentar e nutricional, crescimento económico e desenvolvimento territorial, promovendo o desenvolvimento da produção pesqueira, entre outros, acrescentou Lionel Kinadjian que é o responsável da secção de Pesca e Aquacultura do escritório sub-regional da FAO para África Central.

Em representação da Embaixadora da União Europeia, o senhor David Morucci, disse que o programa visa contribuir para os objetivos de desenvolvimento sustentável, promovendo ações que determinam aumento dos benefícios económicos dos estados insulares em desenvolvimento.

A representante do Ministro da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Aida Maria D´Almeida, realçou que estes dados permitirão conhecer a composição específica e o peso médio das capturas por parte da pesca utilizada em cada viagem efetuada.

O Programa para o Desenvolvimento Sustentável das Cadeias de Valor da Pesca e Aquacultura nos Países ACP (FISH4ACP) é uma iniciativa da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) que contribui para a segurança alimentar e nutricional, prosperidade económica e criação de empregos, garantindo a sustentabilidade económica, social e ambiental das cadeias de valor da pesca e da aquacultura. O referido programa é implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros parceiros com ação no contexto nacional, com financiamento da União Europeia (UE) e do Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ).