FAO em São Tomé e Príncipe

Resultados da análise da cadeia de valor dos produtos pelágicos costeiros para São Tomé e Príncipe foram validados

© FAO/Ody Mpouo

12/05/2022

12 de maio de 2022, São Tomé – Foi validado hoje na sala de conferência do Hotel Praia, os resultados do relatório de análise da cadeia de valor dos pelágicos costeiros de São Tomé e Príncipe, no quadro do programa FISH4ACP.

A validação foi feita no segundo dia do seminário de dois dias que está a ser realizado pelo Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para o intercâmbio e discussão dos resultados desta análise.

Segundo o Coordenador do Programa FISH4ACP para São Tomé e Príncipe, Olávio Anibal, através do trabalho de grupo realizado durante o seminário, selecionaram-se algumas atividades que poderão ser executadas imediatamente, no entanto, haverá outras atividades que fazem parte da estratégia que serão discutidos com os grupos de trabalho dos sectores chaves, nomeadamente, os pecadores, palaiês (mulheres que vendem e transformam o pescado), autarquias, universidades, ONG´s, Direção do Ambiente, Direção das Pescas, Associação de privados e mecânicos de reparação de motores fora bordo.

Estes grupos continuarão o trabalho de discussão e alinhamento de modelos para a estratégia que darão azo a realização de atividades dentro do mais curto espaço possível, concluiu Olávio Anibal.

As atividades foram realizadas em três sessões de trabalho de grupo, onde se identificou a visão partilhada pelo grupo dos pescadores, pelo grupo das palaiês e o grupo das instituições do estado e a visão da sociedade civil e parceiros prestadores de serviço e privados.

Dentre estas visões, posicionou-se cada uma de acordo as prioridades das mesmas e fez-se a confrontação entre os grupos para a homogeneização das mesmas e concluiu-se que há atividades que podem ser executadas no imediato enquanto que outras só poderão ser executadas após a conclusão da estratégia final do exercício ora validado.

De momento, já há algumas atividades pontuais indicadas para o “low-hanging fruit" que são pequenas iniciativas que têm grande impacto, e poderão ser brevemente aprovadas para serem implementadas juntos as associações de pescadores, palaiês, as instituições e os grupos de trabalho constituídos durante o seminário.