FAO em São Tomé e Príncipe

FAO sensibiliza os deputados da Assembleia Nacional no âmbito da Estratégia Nacional de Transição para a Economia Azul

© Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe

16/05/2022

16 de maio de 2022, São Tomé – A Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe foi o palco da realização de uma sessão de sensibilização a mais alto nível dos deputados da casa parlamentar.

A sessão que se inseriu no âmbito da implementação da Estratégia Nacional de Transição para a Economia Azul em STP, e da missão no país chefiada pelo Senhor Joseph Catanzano, consultor internacional da FAO e economista especialista em transição para a economia azul, teve como objetivo, a introdução do projeto lei da economia azul apoiado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no país.

A atividade que contou com a presença da equipa do Escritório da FAO-STP, de vários deputados e foi presidida pelo Vice-presidente da Assembleia Nacional, Guilherme Otaviano, que na ocasião, garantiu que a sua instituição está disposta a ajudar e colaborar na aprovação da lei da implementação da Estratégia da Nacional de Transição para a Economia Azul em STP.

Por seu turno, o Senhor Carlos Quaresma, Diretor da Unidade de Inteligência Estratégica para Economia Azul, um dos animadores da sessão, realçou a importância e o objetivo da Estratégia, nomeadamente para o melhor aproveitamento das potencialidades económicas do extenso mar que circunda no arquipélago santomense.

Por fim, o Deputado Raul Cardoso, Presidente da Primeira Comissão Especializada, destacou a importância e a pertinência do referido ato e defendeu para S.Tomé e Príncipe, a adoção de um Plano Nacional de Desenvolvimento que tenha em conta a Economia Azul e que não seja de um só Governo.

Recorde-se que a Semana Nacional da Economia Azul em São Tomé e Príncipe, foi realizada de 7 a 11 de março do ano corrente, e que desde a sua realização a FAO tem vindo a mobilizar esforços para que a implementação da referida estratégia seja uma realidade.