FAO em São Tomé e Príncipe

Teve lugar em São Tomé e Príncipe a 6ª reunião do COPIL

© FAO/Ody Mpouo

27/04/2022

27 de abril de 2022, São Tomé – No quadro projeto "Restauração Paisagística para a funcionalidade dos ecossistemas e mitigação das mudanças climáticas na República de São Tomé e Príncipe (STP)", foi realizada a 6ª reunião do Comité Diretor ou de Pilotagem do Projeto TRI-COPIL.

No discurso de abertura, o Coordenador Sub-Regional da FAO para África Central e Representante para Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia, realçou que o projeto tem conseguido estabelecer novas formas de convivência com os recursos naturais que sustentam o rico ecossistema de São Tomé e Príncipe.

Hélder Muteia citou outros pontos positivos do projeto como:

As novas políticas que têm sido discutidas e postas em prática;

Das atividades de plantio e preservação florestal têm sido implementadas;

Dos novos mecanismos de planeamento e financiamento que têm sido materializados;

Das novas parcerias, envolvendo múltiplos atores que têm sido materializadas;

E dos novos mecanismos de monitoramento e avaliação que têm permitido dispor de dados fiáveis para a tomada de decisão e aconselhamento das comunidades envolvidas.

Por seu turno, o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos, a presidir a cerimónia, assegurou o objetivo de traçar novos planos para implementação do projeto de gestão sustentável dos ecossistemas florestais, a restauração paisagística e a produção de mudas em São Tomé e Príncipe.

Francisco Ramos concluiu dizendo que apesar do surgimento da pandemia da Covid-19, e dos constrangimentos encontrados, o comité de pilotagem decidiu que deve haver uma maior coordenação do projeto interministerial a nível do país para que os resultados sejam melhores.

Realizado em formato híbrido, o encontro teve como objetivo, fazer o balanço de três anos do projeto TRI em STP, e traçar as novas metas que permitam o país atingir os resultados preconizados, defendeu o Coordenador do Projeto TRI, Faustino Oliveira.