FAO em São Tomé e Príncipe

FAO apresenta Estratégia de Transição para Economia Azul na Blue Talk São Tomé e Príncipe.

© FAO/Ody Mpouo

06/06/2022

06 de junho de 2022, São Tomé – O Centro Cultural Português em São Tomé, acolheu a “Blue Talk São Tomé e Príncipe”, evento que antecede a conferência dos oceanos das Nações Unidas, que terá lugar de 27 de junho à 1 de julho, em Lisboa.

Organizada pela Embaixada de Portugal em parceria com o Governo Santomense e as Nações Unidas, o evento teve como objetivo incentivar a mudança de comportamentos e das práticas para reduzir as perdas nas cadeias de valor nos oceanos.

O evento foi dividido em 3 painéis, onde no primeiro desses sob o tema Perspetivas da Economia Azul em São Tomé e Príncipe e Portugal, destacou-se a apresentação da Estratégia Nacional de Transição da Economia Azul para São Tomé e Príncipe, feita pelo consultor nacional da FAO para a economia azul, Adelino Castelo David.

Rui Carmo, embaixador de Portugal acreditado em São Tomé e Príncipe, no ato de abertura desta conferência, falou que a perda da biodiversidade tem mais consequências nos países insulares e nos países menos desenvolvidos. 

Segunda Anne Ancia, em representação do Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas, se o país souber fazer uma boa política na transição para economia azul, poderá tira grandes oportunidades dela.

O evento também contou com a participação do Coordenador nacional do projeto FISH4ACP, implementado pela FAO, Olávio Anibal, que no segundo painel intitulado, Desenvolvimento Azul em São Tomé e Príncipe – “Nexo entre o ambiente, a pesca e o Turismo”, abordou sobre os “Desafios e oportunidades para o turismo”.

As “Blue Talks” têm também como objetivo, partilhar experiências, abordagens inovadoras, bem como identificar oportunidades para apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: conservar e utilizar de forma sustentável, os oceanos, mares e recursos marinhos.