FAO em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe participa na segunda conferência oceânica de Lisboa

28/06/2022

28 de junho de 2022, São Tomé – São Tomé e Príncipe participa desde ontem até ao dia 01 de julho, na segunda conferência oceânica de Lisboa em Portugal.

A promoção da importância do mar na resposta a crise climática, a transição para as economias azul e verde, e o aproveitamento da ciência e tecnologia, são temas que dominam esta conferência.

O país faz-se representar pelo Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, que defendeu um maior aproveitamento dos recursos marinhos e destacou áreas por abordar como investimento, parcerias, novos empregos e crescimento sustentável. 

Jorge Bom Jesus disse que São Tomé e Príncipe irá levar para a conferência, o exemplo do projeto sobre energia oceânica, mas numa perspetiva mais abrangente de transição energética.

O Primeiro-ministro realçou ainda a realização da Semana da Economia Azul no país, que contou com um forte apoio da FAO e falou na urgência de aprovar a lei da implementação da Estratégia da Nacional de Transição para a Economia Azul em STP.

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia, acontece num momento em que o mundo enceta esforços para mobilizar, criar e promover soluções que permitam alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável antes de 2030.

A participação do Governo santomense nessa conferência, contou com o apoio da FAO.