FAO em São Tomé e Príncipe

FAO participa da 19ª Reunião das Partes da Parceria Florestal da Bacia do Congo

04/07/2022

Promover iniciativas da FAO sobre gestão sustentável de florestas, vida selvagem e cadeias de valor de madeira sustentável na África Central e fortalecer a colaboração regional

04 de junho de 2022, São Tomé – Como parte da 19ª Reunião das Partes da Parceria Florestal da Bacia do Congo (PFBC) a ser realizada em Libreville de 5 a 8 de julho de 2022, eventos paralelos e de alto nível para a criação de sinergias e o compartilhamento de experiências entre os parceiros do PFBC são organizados. É neste sentido que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) participa ativamente neste encontro para partilhar as iniciativas e boas práticas da organização na África Central em matéria de gestão sustentável. florestas, vida selvagem e cadeias de valor da madeira sustentável.

De fato, os especialistas da FAO estão se juntando a outras partes interessadas para animar quatro eventos paralelos nos dias 5, 7 e 8 de julho durante a 19ª Reunião das Partes da Parceria Florestal da Bacia do Congo em torno dos temas abaixo:

  1. Cadeias de Valor da Madeira Sustentável na África Central: Abordagem da Neutralidade Climática e Necessidades de Subsistência.

 

  1. Desenvolvimento participativo e baseado sobre a ciência e os direitos comunitários de modelos sustentáveis ​​de caça em aldeias: Experiências e Perspectivas na Bacia do Congo.

 

  1. Estimativa de desmatamento e degradação e fatores diretos atuais e históricos.

 

  1. Relatar os resultados das avaliações realizadas para fortalecer as cadeias de valor da madeira sustentável na Bacia do Congo e o potencial de colaboração regional.

 

Em espaços abertos e comunicativos, os eventos paralelos servirão de plataforma para a criação de sinergias, bem como para a divulgação e discussão dos resultados e perspetivas entre os vários intervenientes do setor florestal e ambiente membros do PFBC, incluindo o onze Estados membros da COMIFAC. Esta será, portanto, uma oportunidade para a FAO promover suas iniciativas de apoio aos países da sub-região da África Central no setor florestal e de vida selvagem.

Durante o segundo evento paralelo, o Programa de Gestão da Vida Selvagem Sustentável (Programa SWM), vai, entre outras coisas, lançar oficialmente uma nova publicação sobre o tema '' viande de brousse'' no Gabão, intitulada: Rumo à gestão sustentável da caça nas aldeias - Diagnóstico aprofundado do departamento de Mulundu e recomendações estratégicas.

Como lembrete, por meio de seu programa florestal, a FAO busca obter efeitos transformadores benéficos para as florestas e as populações que dependem delas e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 a abordagem da FAO equilibra os objetivos econômicos, sociais e ambientais de modo a permitir que a geração atual se beneficie dos recursos florestais da Terra enquanto os conserva para atender às necessidades das gerações futuras.