FAO em São Tomé e Príncipe

Projecto TRI entregou uma serração móvel na ilha do Príncipe

© FAO

29/08/2022

29 de agosto de 2022, São Tomé – No âmbito da capacitação dada aos técnicos nacionais, em matéria de utilização e manuseamento de serração móvel, promovida pelo  Projeto “Restauração Paisagística para a funcionalidade dos ecossistemas e mitigação das mudanças climáticas na República de São Tomé e Príncipe (TRI)”, naquela que é uma iniciativa piloto no país, foi entregue uma serração móvel na Região Autónoma do Príncipe.

Recorde-se que duas serrações foram adquiridas no Brasil pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), sendo que uma já foi entregue em São Tomé e a outra foi entregue agora na Região Autónoma do Príncipe.

Com isso, pretende-se reduzir o irracional desperdício verificado com o desdobramento das toras de árvores cortadas com motosserras, garantindo assim o maior aproveitamento de grande número de troncos abandonados nas parcelas, sem causar danos ao ambiente.

O Presidente do Governo Regional, Filipe Nascimento, recebeu a referida serração móvel nas mãos do Ministro da Agricultura, Francisco Ramos, numa cerimónia que contou também com a presença do Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe, Argentino Pires dos Santos, o Coordenador do Projeto TRI, Faustino da Conceição, técnicos da Direção das Florestas e da Biodiversidade (DFB), e do Departamento Regional das Florestas e da Biodiversidade (DFB-R).

Ao aproveitar convenientemente os toros das árvores, estima-se que este projeto piloto poderá evitar o abate de cerca de 5.000 novas árvores de grande porte.