FAO em São Tomé e Príncipe

A pesca e a aquicultura são cruciais para a alimentação, nutrição e emprego a nível mundial, diz o Diretor-geral da FAO

© FAO/Ody Mpouo

05/09/2022

O Comité das Pescas da FAO inicia a sua sessão com um enfoque na transformação dos sistemas alimentares aquáticos para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) declarou que os sectores da pesca e da aquicultura têm o potencial de dar uma maior contribuição para melhorar a segurança alimentar e nutricional global, mas que são necessários maiores esforços para assegurar que o seu desenvolvimento continue de forma eficaz, inclusiva e sustentável, e que os pescadores e aquicultores de pequena escala têm um papel fundamental a desempenhar neste contexto.

O Diretor-geral da FAO Senhor Qu Dongyu abriu a 35ª sessão do Comité das Pescas, o único organismo intergovernamental global que fornece recomendações e orientações políticas aos Estados, organismos regionais de pesca, organizações da sociedade civil, atores do sector privado e à comunidade internacional.

"Hoje, mais do que nunca, à medida que enfrentamos muitos desafios globais, a pesca e a aquicultura estão a desempenhar um papel cada vez mais importante na alimentação, nutrição e emprego do mundo", disse o Senhor Qu Dongyu, acrescentando: "Os nossos preciosos recursos aquáticos devem ser geridos e utilizados de forma responsável e sustentável, utilizando a melhor ciência disponível", como parte do que a FAO chama a transformação azul.

A Comissão das Pescas reuniu-se de 5 a 9 de setembro e discutiu como atingir os seguintes objetivos: assegurar o crescimento sustentável e equitativo da aquicultura em todo o mundo, melhorar a gestão das pescas e intensificar os esforços para combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, preservar a biodiversidade e desenvolver a pesca e a aquicultura de forma sustentável no contexto das alterações climáticas.

Senhor Peter Thomson, Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para o Oceano, e o Senhor Rafael Grossi, Director-Geral da Agência Internacional de Energia Atómica, com a qual a FAO tem uma forte colaboração, dirigiram-se aos participantes na abertura da sessão.

Foi também realizado um evento de alto nível em honra do Ano Internacional da  Pesca e Aquacultura artesanais, proporcionando aos participantes a oportunidade de discutir a contribuição vital dos pescadores e aquacultores de pequena escala para a vida e subsistência de comunidades inteiras em todo o mundo, particularmente nos países em desenvolvimento.

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte: www.fao.org/newsroom/detail/fisheries-and-aquaculture-key-to-providing-food-nutrition-and-jobs-across-the-world-says-fao-director-general/fr