FAO em São Tomé e Príncipe

FAO Copreside II reunião extraordinária dos Parceiros de Desenvolvimento do sector agrícola de São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

27/10/2022

27 de outubro de 2022, São Tomé – Realizou-se no dia 27 do corrente mês, a 2ª Reunião Extraordinária de Coordenação dos Parceiros de Desenvolvimento do Sector Agrícola de São Tomé e Príncipe (GTSA-ACHA).

O encontro foi realizado por videoconferência, e teve com o objetivo, apresentar a proposta da candidatura de São Tomé e Príncipe para o Programa Global para Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP), aos Parceiros Técnicos e Financeiros (PTFs), de São Tome e Príncipe (STP), e decidir sobre as entidades supervisoras, técnica e financeira que irão suportar a referida proposta.

A reunião foi Presidida pelo Exmo. Sr. Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural (MAPDR), Engº Francisco Martins dos Ramos, Presidente do GTSA/ACHA, coadjuvado pela copresidência da FAO, através do seu representante interino para São Tomé e Príncipe, o Sr. Lionel Kinadjian, e contou com a participação dos tradicionais parceiros de STP, tais como o BAD, a FAO, o FIDA, o PAM, o BM, PNUD, UN-HABITAT e a EU,  a sociedade civil (através da ONG ACTUAR), assim como as diversas instituições da Administração Central do Estado, incluindo as diversas direções técnicas do MAPDR.

Na sua intervenção, o representante interino da FAO para São Tomé e Príncipe, o Sr. Lionel Kinadjian, disse que a organização desta reunião extraordinária GTSA/ACHA é oportuna porque participa na implementação de projetos para o desenvolvimento da Agricultura de São Tomé e Príncipe no âmbito do Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP).

O Ministro da Agricultura, pescas e desenvolvimento rural, Engº Francisco Martins dos Ramos, na sua intervenção, enalteceu a importância e a utilidade do GTSA- ACHA, enquanto plataforma ou mecanismo de coordenação de sinergias e de complementaridade de ações de todos os parceiros que intervêm no sector agrícola e rural e de mobilização de fundos necessários para a materialização de programas e projetos afetos ao setor.

Lançado pelo G20 na sequência da resposta global à crise dos preços dos alimentos de 2007-2008, o GAFSP trabalha para construir sistemas alimentares e agrícolas resilientes e sustentáveis em países de baixo rendimento em tempos de crise e mais além. No atual contexto global difícil, o Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP) lançou o seu sétimo convite à apresentação de propostas.

Atualmente a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é CoPresidente do grupo de Parceiros de Desenvolvimento do Sector Agrícola de São Tomé e Príncipe (GTSA-ACHA), tendo sucedido ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).