FAO em São Tomé e Príncipe

FAO promove Formação para a criação de grupos solidários em São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

05/12/2023

05 de dezembro de 2023, São Tomé – Com base nos resultados de uma análise da cadeia de valor dos pelágicos costeiros, e em consulta com as principais partes interessadas, a equipa de análise da cadeia de valor da FAO, facilitou o desenvolvimento participativo de uma visão comum para a cadeia de valor, bem como uma estratégia de melhora destinada a concretizar esta visão e a melhorar o desempenho do sector dos pelágicos costeiros em São Tomé e Príncipe. A estratégia, um plano de dez anos para o qual o programa FISH4ACP contribuirá até 2025, foi validada por todas as partes interessadas e lançada em março de 2023.

Neste sentido, no quadro do Projeto FISH4ACP, teve início hoje na “Casa Ambiente”, uma formação para a criação de grupos solidários, e que será dirigida às principais instituições que trabalham com as comunidades piscatórias, ajudando-as a ter um melhor acesso ao financiamento e a reforçar as suas capacidades.

 Os objetivos do evento, serão dentre outros:

• Introduzir o conceito e facilitar a formação e o estabelecimento de grupos solidários dos atores da cadeia de valor, com especial incidência nas mulheres envolvidas nas atividades da cadeia de valor da pesca;

 • Facilitar o acesso ao crédito para os atores da cadeia de valor através de fornecedores formais de serviços financeiros (FSP).  

Recorde-se que a estratégia de modernização para concretizar a visão tem quatro componentes:

1) Melhoria da gestão dos recursos pesqueiros pelágicos costeiros para a sua exploração sustentável;

2) Os atores da cadeia de valor são organizados e oficialmente reconhecidos como profissionais;

3) Reforço das capacidades dos prestadores de serviços para melhorar as condições de trabalho dos atores da cadeia de valor e a qualidade dos produtos;

4)  Novos produtos de cadeia de valor com valor acrescentado disponíveis no mercado através de novos canais.

Espera-se com esta ação, sensibilizar as partes interessadas sobre a criação de instituições entre os atores (pobres) da cadeia de valor da pesca, para os tornar bancáveis/creditáveis, sensibilizar os prestadores de serviços financeiros para as oportunidades de investimento nas atividades da cadeia de valor da pesca, e reforçar as capacidades das partes interessadas para apoiar e fornecer serviços financeiros aos atores da cadeia de valor da pesca artesanal/pequena escala.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Assistente ao Representante da FAO-STP, Argentino Pires dos Santos.

A formação será ministrada pela consultora internacional da FAO, senhora Suchitra Upare, e terá a duração de 10 dias.

O FISH4ACP é uma iniciativa da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OACPS) que contribui para o desenvolvimento sustentável das cadeias de valor da pesca e da aquacultura. O FISH4ACP é implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e por parceiros com financiamento da União Europeia (UE) e do Ministério Federal Alemão para a Cooperação Económica e o Desenvolvimento (BMZ).