FAO em São Tomé e Príncipe

Processo de restauração florestal e paisagística debatido no encontro entre o Projeto TRI-STP com a Câmara Distrital de Lembá

© TRI-STP

11/01/2024

11 de janeiro de 2024, São Tomé – No quadro do Projeto de Restauração Florestal e Paisagística em São Tomé e Príncipe ((TRI)-STP), várias atividades de restauração estão a ser realizadas para se atingir os 12.000 hectares de unidades de paisagem.

Neste contexto, realizou-se uma reunião com a Câmara Distrital de Lembá, no dia 11 de janeiro na sala de reuniões desta autarquia, durante a qual, a coordenador nacional relembrou aos presentes, o contexto da iniciativa TRI Global e da TRI-STP, as metas a atingir até final do projeto em 2025 e outras atividades, assim como o processo de extensão em curso.

O encontro que foi presidido pelo Presidente da Câmara Distrital de Lembá, Senhor Guilherme Inglês, estiveram também presentes os vereadores e assistentes da referida autarquia.

Durante a reunião, a Unidade de Gestão do Projeto TRI (UGP/TRI), apresentou as atividades que devem ser realizadas no âmbito das cartas de acordo (LOA) e o orçamento para cada atividade.

Por fim, esclareceram-se as regras da FAO e as condições para o desbloqueamento das tranches e os procedimentos da organização, assim como a importância dos relatórios técnicos e financeiros para o efeito, e quem o deve fazer e apresentar a UGP/TRI.

É de recordar que a Câmara Distrital de Lembá é membro da plataforma nacional de restauração florestal e paisagística, parceiro e participante na implementação dos Planos de Restauração e de produção de mudas, na paisagem norte de São Tomé.

O projeto TRI é implementado pela FAO e conta com o financiamento do GEF.