FAO em São Tomé e Príncipe

Equipa do Projeto TRI-STP visita parcelas agrícolas dos madeireiros de Guégue – Uba Budo

© FAO/Ody Mpouo

12/01/2024

12 de janeiro de 2024, São Tomé – Em 31 de Outubro de 2022, a Cooperativa de Serradores Proprietários e Mercadores de Madeiras de São Tomé e Príncipe (CSMPM-STP), assinou com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um protocolo de parceria, no quadro do Projeto de Restauração Florestal e Paisagística (TRI) em S. Tomé e Príncipe.

No quadro desta parceria, e tendo sido submetido a Unidade de Gestão do Projeto TRI (UGP/TRI) o seu primeiro relatório intermediário sobre as atividades realizadas, uma equipa do referido projeto, deslocou-se esta sexta-feira, 12 de janeiro, a Comunidade de Guégue, para verificar localmente os resultados alcançados e traçar recomendações.

Nesta comunidade, a equipa encontrou-se com o Presidente da Cooperativa, acompanhado dos membros que participam na restauração florestal. Para efeito, visitou-se 3 parcelas agrícolas, perfazendo um total de 6,5 hectares.

No terreno, metodologicamente, percorreu-se cada parcela verificando planta por planta, o seu estado vegetativo e sanitário, nível de mortalidade e compassos utilizados.

Das espécies de árvores que foram plantadas, fazem parte, cedrelas (Cedrella odorata), Gôgos (Carapa gogô) et Amoreiras (Melicia excelsa).

O referido acordo de parceria tem como objetivo central a apresentação de três produtos, a saber:

 i)- Preparar um plano detalhado e cronograma de atividades previstas em conjunto com as comunidades locais;

ii)- Organizar sessões de capacitação dos 57 membros da cooperativa e habilita-los em matéria de FLR, em conjunto com a Direção das Florestas e Biodiversidade;

iii)- Restaurar 57 hectares de terras agrícolas nas paisagens norte, centro e sul de S. Tomé, com cerca de 1.050 plantas diversas.

O projeto TRI é implementado pela FAO e conta com o financiamento do GEF.