FAO em São Tomé e Príncipe

Questões ambientais dominam encontro entre a FAO e a Ministra da tutela

© FAO/Ody Mpouo

06/02/2024

06 de fevereiro de 2024, São Tomé – No quadro do ciclo de visitas efetuadas aos novos membros do Governo, a equipa do Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, chefiada pelo Assistente ao Representante, Senhor Argentino Pires dos Santos, foi recebida pela nova Ministra do Ambiente, Senhora Nilda da Mata.

O encontro que foi de cortesia teve entre outros objetivos, felicitar a ministra pela sua investidura ao cargo, abordar sobre os projetos do setor em curso no país, executados pela FAO, e convidar a Ministra para participar no ateliê de lançamento do Plano Operacional para Preparação de Projeto (PPG) do novo GEF 8, para o prolongamento do projeto TRI.

Por outro lado, o Assistente ao Representante da FAO-STP informou a ministra que a organização está nos preparativos para a formulação do novo quadro de programação para o país (CPP), onde o setor do ambiente será uma das áreas prioritárias no referido documento.

A ministra por seu turno, manifestou toda a sua disponibilidade e do seu ministério em trabalhar com a FAO, e enalteceu a iniciativa da organização em envolver a equipa nacional do ministério no processo de formulação de alguns projetos, o que permite a apropriação da parte nacional, desde o início do processo.

Recorde-se que o quadro estratégico da FAO adotado em julho de 2021, pretende apoiar a implementação da Agenda 2030, numa abordagem que foi resumida na fórmula “melhorar a produção, a nutrição, o ambiente e as condições de vida sem deixar ninguém para trás”.

A melhoria ambiental visa proteger e restaurar os ecossistemas terrestres e marinhos, promover a sua utilização sustentável e combater as alterações climáticas (redução, reutilização, reciclagem e gestão de resíduos) através de sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e duráveis.