FAO em São Tomé e Príncipe

Representante da FAO para São Tomé e Príncipe, reuniu-se com algumas missões diplomáticas no país.

© FAO/Ody Mpouo

13/06/2024

São Tomé, 13 de junho– O Coordenador Subregional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a África Central e Representante para o Gabão e São Tomé e Príncipe, Senhor Athman Mravili, no quadro da sua missão a São Tomé e Príncipe (STP), teve encontros separados com a embaixadora da República Popular da China, Senhora Xu Yingzhen e o Embaixador da República Federal do Brasil, Senhor Pedro Dalcero, ambos acreditados no país. 

No encontro com a embaixadora da China, o Representante relembrou a parceria de longa data que existe entre a China e a FAO, sobretudo na cooperação Sul-sul, e solicitou a embaixadora, em que áreas a a sua organização poderia colaborar com a China em STP, tendo sugerido as áreas da agricultura, pescas e aquacultura.

Outro assunto abordado no encontro, foi o pedido de financiamento submetido para aceder ao fundo Sul-sul da China para aquacultura, que infelizmente, não foi a tempo de ser aprovado.

Por sua vez, a embaixadora alertou a necessidade de STP ter o apoio internacional, por ser um país pequeno e que atravessa dificuldades, devido a não assinatura do acordo com o FMI, e disse que o seu país tem apoiado STP na área da agricultura, capacitando os técnicos nacionais, com formações na China, tendo indicado essa área como o ponto de partida para a cooperação entre o seu país e a FAO em STP.

 A embaixadora também solicitou algumas informações sobre o fórum da economia azul que se realizou em Roma, e concluiu dizendo que estão abertos para ver uma forma de colaborar com a FAO em STP, no quadro da Cooperação Sul-sul.

No encontro com o diplomata Brasileiro, o assunto dominante foi, pescas e aquacultura, tendo o embaixador referido que a aquacultura é uma boa alternativa para o país e afirmou que a sua prioridade para cooperação com STP, é na área das pescas, e que o mesmo equaciona trazer especialistas brasileiros para desenvolver parcerias e trocar experiências que possam desenvolver a aquacultura no país.

O embaixador aproveitou a oportunidade para elogiar o apoio da FAO ao país, com vista a realização do Recenseamento Geral Agrícola.

Neste sentido, o Representante da FAO analisou junto ao embaixador, a possibilidade de cooperarem na área das pescas e aquacultura.

Estes encontros realizaram-se na embaixada da China e do Brasil respetivamente, e contaram com a participação do Senhor Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe, e o Senhor Lionel Kinadjian, responsável pela secção de pescas e aquacultura do escritório sub-regional da FAO para África Central (SFC).