FAO em São Tomé e Príncipe

Tanzânnia Acolhe Fórum Sobre Alimentação Azul no Quadro do FISH4ACP

© FAO

09/09/2024

Rodas de discussão do World coffee (Café Mundial)

09 setembro 2024, São Tomé A iniciativa FISH4ACP está a organizar um importante fórum internacional sobre as cadeias de valor alimentares azuis para examinar como podem ajudar a transformar os sistemas alimentares e alimentar uma população global crescente, salvaguardando ao mesmo tempo, a saúde do planeta.

Entre os dias 12 e 13 de setembro de 2024, especialistas, profissionais e partes interessadas do setor, estarão reunidos em Dar es Salaam, na Tanzânia, para debater assuntos ligados as boas práticas e nas lições aprendidas com os esforços de desenvolvimento da cadeia de valor dos alimentos aquáticos implementado pelo FISH4ACP e de outras iniciativas ligadas a cadeia de valor.

Este fórum se destaca como uma oportunidade única para discutir os desafios e as oportunidades enfrentadas pelo setor, além de promover parcerias estratégicas. Participantes terão a chance de se envolver em workshops interativos, painéis de discussão e apresentações de casos de sucesso que ilustram a inovação e a eficiência nas cadeias de valor de alimentos aquáticos.

FISH4ACP em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe que estará presente neste evento com uma delegação composta pelo Diretor das Pescas e Aquacultura e pelo Coordenador nacional do projeto FISH4ACP, fará uma abordagem sobre a implementação dos grupos de autoajuda, e as lições aprendidas através do mesmo.

Fazem também parte da delegação santomense, dois membros dos grupos de autoajuda e um membro da Plataforma KIKEBOIARU.

Recorde-se que este grupo foi criado no quadro da execução do projeto FISH4ACP no país, e tem como objectivo, facilitar o acesso ao crédito para os atores da cadeia de valor através de fornecedores formais de serviços financeiros.

Os investimentos na pesca artesanal têm sido baixos em São Tomé e Príncipe, embora este seja um sector rentável que contribui para o crescimento económico e a subsistência em comunidades piscatórias, apoiando ao mesmo tempo, a segurança alimentar da população.

Para pescadores, processadores e comerciantes de pescado, a falta de acesso a serviços financeiros significa que eles lutam para cobrir os custos operacionais, eles não podem investir em novos equipamentos ou expandir os seus negócios. Os bancos não considerá-los dignos de crédito, argumentando que eles não têm contas bancárias e não podem fornecer garantias.

Os grupos de autoajuda têm um potencial significativo para dar aos pescadores artesanais e comerciantes de São Tomé e Príncipe mais liberdade financeira para desenvolver os seus negócios e cuidar melhor das suas famílias, ao mesmo tempo que contribuem para uma gestão mais sustentável dos stocks de peixe para as gerações futuras.

Recorde-se que este evento segue o impulso internacional para a transformação dos sistemas alimentares gerado pela Cimeira dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas de 2021, que mobilizou globalmente produtores de alimentos e representantes da sociedade civil, da academia, do sector privado e do sistema das Nações Unidas.

O FISH4ACP é uma iniciativa da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OACPS) que contribui para o desenvolvimento sustentável das cadeias de valor da pesca e da aquacultura. O FISH4ACP é implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e por parceiros com financiamento da União Europeia (UE) e do Ministério Federal Alemão para a Cooperação Económica e o Desenvolvimento (BMZ).