FAO em São Tomé e Príncipe

Representante da FAO e Ministro dos Negócios estrangeiros avaliam cooperação bilateral

Photo legend: FAO compromete-se continuar a ajudar STP no seu processo de Desenvolvimento (Denilson Costa)

25/09/2017

25 setembro 2017 São Tomé – No quadro da recente visita a São Tomé e Príncipe efectuada por Hélder Muteia, Representante da FAO para a África Central, vários encontros foram agendados com diversas autoridades nacionais. Encontros esses que serviram para as partes abordarem questões ligadas à profícua cooperação entre a FAO e o governo são tomense, com maior ênfase para o novo pacote de financiamento que a FAO vai disponibilizar para o país no âmbito do Quadro de Programação País (CPP) para o período 2017/2021, que se prevê ser assinado no próximo mês de Novembro.

Das diversas individualidades do país com as quais Hélder Muteia se reuniu, encontra-se Teodorico Campos, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Foram diversas as ocasiões em que o Ministro agradeceu à FAO pela prontidão com que tem vindo a responder às inúmeras solicitações de assistência do governo santomense. Teodorico Campos agradeceu também a presença Hélder Muteia no país, a qual evidencia a intenção da FAO em continuar a apoiar São Tomé e Príncipe rumo ao tão almejado desenvolvimento, principalmente neste momento em que os pacotes de acção e financiamento para 2017/2021 estão a ser preparados.

O Representante da FAO para a África Central realizou ainda um encontro com Américo Ramos, Ministro das Finanças, Comércio e Economia Azul no país. Neste encontro, América Ramos manifestou contentamento pelo ensejo da FAO em apoiar São Tomé e Prícnipe na edificação da Economia Azul baseada no uso inteligente e aproveitamento responsável dos recursos naturais, permitindo assim o melhor funcionamento dos ecossistemas. Ainda sobre a Economia Azul, o Ministro manifestou esperança em contar com o apoio da FAO na criação de medidas que ajudem o país na transformação da Lagoa Azul como zona protegida para algumas espécies marinhas.

Após ambos os encontros, Muteia, mostrou-se feliz por verificar que os apoios da FAO têm suscitado a vontade do governo em continuar a cooperar e, por isso voltou a reiterar o total apoio da Organização em ajudar o país.

Para o novo pacote de financiamento que a FAO se encontra a preparar, poderá ser esperado um foco direccionado para a agricultura, pesca e nutrição no país.