FAO em São Tomé e Príncipe

TELEFOOD de Ribeira Palma Obô regista avanços significativos

Pocilga construída pela FAO no âmbito do TELEFOOD em Ribeira Palma Obô (Photo: © Denilson Costa)

07/11/2017

07 de Novembro de 2017, São Tomé – No dia de hoje, a Equipa de Informação e Comunicação da FAO São Tomé e Príncipe deslocou-se à comunidade de Ribeira Palma Obô, no distrito de Lembá. Esta visita realizou-se no âmbito da campanha TELEFOOD, que possui um projeto nesta comunidade, e teve como objetivo acompanhar os desenvolvimentos da obra a ser construída em prol deste projeto para receber suínos de engorda.

A TELEFOOD é uma campanha anual da FAO destinada a contribuir para a redução no número de pessoas que sofrem de fome no mundo e dedica-se a mobilizar recursos para projetos que contribuam para a realização deste fim. A TELEFOOD engloba variados projetos de pequena dimensão, com um montante total não superior a 10 mil dólares. Este montante máximo é colocado à disposição das cooperativas e associações organizadas com vista a que estas possam desenvolver meios (como produção de produtos agrícolas, criação de gado ou pesca de pescado) que lhes assegurem a garantia de sustento próprio. Depois de proceder ao financiamento de vários TELEFOODs no país que ajudaram a melhorar a vida da população, chegou a vez da comunidade de Ribeira Palma Obô beneficiar deste projeto.

Localizada a 20km da cidade de São Tomé, a população do distrito de Lembá depende diretamente da pesca e de pequenas criações familiares. Apesar dos pequenos imprevistos observados no arranque da construção de pocilga, em menos que um mês a referida infraestrutura encontra-se quase pronta para receber os animais, facto que mereceu elogios por parte de Helen Carvalho, delegada da zona norte do País que tem acompanhado todo o processo. “Quero felicitar a comunidade de Ribeira Palma Obô e em particular as senhoras mães e chefes de família beneficiárias deste TELEFOOD. Sabemos que só o apoio da FAO não seria suficiente para a todo este processo, pois a vossa contribuição é de salientar e estou convicta que esta atitude já demonstra o sucesso deste TELEFOOD”.

Rosalina Moreno, mãe de 5 filhos e solteira, beneficiária deste pequeno projeto, agradeceu à FAO pela oportunidade, uma vez que este TELEFOOD vai permitir à mesma melhoria das suas condições de vida e lhe garantir um meio de subsistência para melhor dar resposta às necessidades diárias da sua vida.

A FAO, através destes pequenos projetos, pretende proporcionar às famílias melhores condições de vida e permitir que a longo prazo as mesmas possam vir a alargar a produção e criar postos de empregos de forma que toda a população residente, e não só, possa vir a ser beneficiada. Para além das valências acima mencionadas, este projeto vem permitir de igual modo uma maior quantidade e disponibilidade de carnes no mercado nacional por se tratar de criação de porcos para engorda.

João Lima, empreiteiro da obra, garantiu que os associados têm contribuído positivamente com as suas responsabilidades, facto que justifica o quão avançada se encontra a obra. O mesmo avançou ainda que, se tudo correr conforme o previsto, as obras conhecerão o seu término em meados deste mês, podendo proceder-se à respetiva inauguração. Feliciana Pontes, moradora neste comunidade, recordou as palavras do Assistente ao Representante da FAO em São Tomé, Argentino dos Santos, aquando do lançamento do projeto: “É preciso aproveitar esta oportunidade que a FAO está a nos dar, pois existem muitas comunidades que estão à espera desta oportunidade, daí que nós devemos sentir-se felizardas e acima de tudo motivadas para seguir em frente”.

Com o apoio da FAO a estes e outros projetos de maior envergadura em São Tomé e Príncipe, tem-se assistido a uma melhoria nos níveis de vida da população, em especial da população rural que tem sido a mais fustigada com a alarmante pobreza. Em São Tomé e Príncipe a Organização tem priorizado iniciativas jovens que versam sobre o combate à fome e à pobreza.