FAO em São Tomé e Príncipe

Visita a Pedroma e Centro de Nova Olinda

Cabras de Pedroma (Foto: © Bárbara Campos)

29/11/2017

29 de Novembro de 2017 São Tomé – Com vista a se inteirar sobre o andamento do projeto em curso e propor medidas para os problemas encontrados,  Argentino Pires dos Santos, Assistente ao Representante da FAO/STP, conjuntamente com Carlos Baía, coordenador nacional do projeto, e a Equipa da Informação e Comunicação da FAO STP, desencadeou na manhã de hoje, visitas ao terreno no âmbito do TCP/STP/3501 “Projeto de promoção de integração agro-silvo pastoril nas pequenas e micro-explorações agrícolas”. Para estas visitas, foram eleitas a comunidade de Pedroma e o Centro de Nova Olinda.

Procurar aumentar e diversificar a produção agrícola no mercado nacional, com vista a permitir a melhoria da qualidade de vida das populações desfavorecidas nas comunidades rurais é o objetivo do projeto em causa, o qual representa também uma das prioridades nacionais de desenvolvimento no sector agrícola.

 Na comunidade de Pedroma pudemos constatar que os beneficiários têm, até o momento, dado resposta aos objetivos do projeto. Por questões de adaptação, os beneficiários tiveram uma perda de 2 caprinos. Neste momento, os filhotes recém-nascidos constituem motivos de satisfação, sentimento que é complementado pelo facto de todas as fêmeas entregues se encontrarem em fase avançada de gestação, o que significa que dentro de 3 meses a população será maior.

Já em Nova Olinda, os animais foram deslocados da instalação onde estavam anteriormente devido a questões de segurança. Mostram, porém, sinais de que estão saudáveis.

Desta forma, conclui-se que o projeto está em evolução positiva. Após a primeira fase de recebimento e tratamento dos animais, a segunda fase em que se almeja a reprodução e multiplicação dos caprinos está já em estado avançado.