FAO em São Tomé e Príncipe

Fim do projeto de promoção da integração agro-silvo pastoril nas pequenas e micro-explorações agrícolas

Cooperativas beneficiárias do projeto TCP/STP/3501 ©FAO/Denilson Costa

19/12/2017

São Tomé – O dia de hoje marcou o encerramento do Projeto de promoção de integração agro-silvo pastoril nas pequenas e micro-explorações agrícolas, implementado durante os dois últimos anos. Com vista a promover o aumento do efetivo de caprinos em São Tomé e Príncipe, a FAO fez chegar ao país caprinos que foram distribuídos entre três cooperativas nacionais - duas em São Tomé e uma na Ilha do Príncipe. O atelier de encerramento do mesmo, que aconteceu hoje no Hotel Praia, contou com a presença de Teodorico Campos, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Argentino dos Santos, Assistente ao Representante da FAO em São Tomé e Príncipe.

Através do financiamento da Organização, as cooperativas vocacionadas para a criação de caprinos no país contam atualmente com um número razoável da espécie para proceder à sua multiplicação. Neste momento, embora seja prematuro fazer um balanço profundo dos resultados do projeto, o mesmo levou 20 animais às cooperativas de Cão-Grande, Porto Alegre, Pedroma, Pinquetê (na Ilha do Príncipe) e mais 15 caprinos foram entregues a Epifácio Cassandra, um privado selecionado pelo projeto na Região Autónoma. Prevendo o futuro risonho do projeto, os representantes das cooperativas beneficiárias deste projeto teceram elogios à FAO pela iniciativa que, segundo muitos, virá contribui para a redução da pobreza no meio rural.

Alfredo da Mata, Diretor da Direção da Pecuária no país, entidade que de hoje em diante procederá ao acompanhamento dos criadores, agradeceu à FAO pela oportunidade que deu ao país de aumentar o seu efetivo animal. O mesmo afirmou no evento que tudo fará para o sucesso deste projeto, que com certeza será decisivo na luta contra a pobreza no meio rural e permitirá um aumento nas rendas das famílias.

Argentino Dos Santos, Representante ao Assistente da FAO, na sua explanação afirmou que “gostaria, em nome do Senhor Hélder Muteia, Representante da FAO para São Tomé e Príncipe, renovar mais uma vez toda a disponibilidade da FAO em continuar a ajudar o país sempre no que for preciso. Testemunharemos hoje o término do TCP/STP/3501- Projeto de promoção de integração agro-silvo pastoril nas pequenas e micro-explorações agrícolas,mas gostaria de chamar a atenção dos beneficiários e da entidade responsável para a necessária apropriação do mesmo”.

Por último, Teodorico Campos declarou que “em nome do governo que faço parte e em meu nome pessoal, gostaria de agradecer à FAO por mais este financiamento e por todos os outros que já financiou em São Tomé e Príncipe. Gostaria de transmitir a todos presentes, e em particular à entidade financiadora, a certeza de que tudo faremos para que o sucesso deste projeto seja reconhecido e abranja a toda a população Santomense. Através do apoio da FAO, conseguimos ganhos que outrora eram impensáveis no país, tais como cultivos em zonas declivosas, aumento considerável da produção em várias comunidades, etc. Daí que, eu pessoalmente irei acompanhar de perto o projeto que hoje conhece o seu término, na certeza de que no futuro o País possa vir a exportar carne de caprinos”.