FAO em São Tomé e Príncipe

Escola Desejada abre portas à FAO para celebração do Dia Mundial das Abelhas

Turma de 7º A da Escola Desejada, Director da Escola e equipa da FAO © FAO

21/05/2018

21 de Maio São Tomé – Com vista a dar resposta a uma das preocupações globais da FAO – a extinção mundial de polinizadores como as abelhas - no dia de hoje, a FAO São Tomé e Príncipe deslocou-se à Escola Desejada, onde foi realizada uma aula sobre a importância das abelhas para a alimentação e para a biodiversidade. A aula decorreu na turma A do 7º ano, composta por 60 crianças que gentilmente receberam a equipa de Informação e Comunicação para celebrar este dia.

A celebração do Dia Mundial das Abelhas partiu da resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de Dezembro de 2017, que proclamou o dia 20 de Maio como Dia Mundial das Abelhas (A/RES/72/211). Esta data foi assinalada com o objectivo de que pessoas e governos sejam alertados para a importância basilar destes polinizadores para a vida humana e para a biodiversidade.

A necessidade de consciencialização da população para a importância das abelhas cresce à medida que a extinção destes animais aumenta a ritmo alarmante e com ela a Humanidade arrisca a queda acentuada na disponibilidade e diversidade de alimentos. Reconhecendo a urgência de acções que revertam este problema num futuro próximo, a FAO São Tomé e Príncipe deslocou-se à Escola Desejada para a ela levar uma forma divertida de aprender um pouco mais sobre estes pequenos, mas trabalhadores, insectos.

A aula começou com a apresentação da equipa da FAO e da Organização, a qual não é de todo desconhecida das crianças devido ao projecto de horta escolar desenvolvido no recinto escolar da Desejada. De seguida, passou-se à explicação da relação entre as abelhas, a alimentação e a biodiversidade, bem como à abordagem do processo de polinização. Houve ainda tempo para a partilha de dicas sobre “o que fazer para proteger as abelhas e como reagir na sua presença”, realçando como estes insectos são símbolo de união e trabalho em equipa, tarefa realizada pelo Director da Escola, Martinique Medeiros. Para testar os conhecimentos leccionados, foi feito um jogo interactivo de perguntas e respostas ao qual as crianças aderiram de forma esplêndida. A actividade terminou com a degustação de um bolo de banana e mel para mostrar aos alunos como este último e nutritivo alimento pode ser tanto saboroso como saudável.

Foi desta forma que a FAO no país assinalou a data, aproveitando a oportunidade para abordar o tema da biodiversidade, dia celebrado no dia de amanhã, Dia Internacional da Biodiversidade. Consciencializar as camadas mais jovens para temas como a conservação das abelhas e da biodiversidade é uma tarefa que a FAO em São Tomé espera paulatinamente concretizar, contribuindo assim para gerações futuras mais conscientes e ecológicas.