FAO em São Tomé e Príncipe

FAO participa na Primeira Reunião Alargada do CONSAN-STP

05/07/2018

05 de Julho de 2018, São Tomé – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), enquanto parceira do Estado Santomense no processo de desenvolvimento sustentável do país, participou na Primeira Reunião Alargada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de São Tomé e Príncipe (CONSAN-STP), realizado no dia de hoje. O evento que decorreu nas instalações do Hotel Pestana, reuniu na mesma sala diversas organizações e representantes do corpo diplomático acreditados no país, e foi presidido pelo Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, também presidente do CONSAN-STP.

Pretendeu-se com esta primeira reunião promover um momento de reflexão conjunta e balanço da implementação do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), assim como do Programa Nacional de Nutrição (PNN). Para além de trocas de experiências e partilha de informação entre ambos os programas, este foi também momento para a discussão sobre o fortalecimento dos programas mencionados. Procurou-se, de igual modo, reunir algumas recomendações e conclusões a transmitir e discutir na reunião do CONSAN-CPLP.

Instituído pelo decreto-lei n° 06/2016, 20 de Junho, o CONSAN-STP conta já dois anos após a sua institucionalização. Ao longo deste período, este Conselho tem contribuído decisivamente para estabelecer e fortalecer vínculos entre os diversos actores relacionados com a prossecução nacional da SAN (governo, CPLP, CE, FAO, PAM e outras redes e organizações da sociedade civil, universidades, etc.). “Os resultados alcançados pelo CONSAN-STP têm demostrado a vontade, capacidade e empenho da coordenação do Conselho em continuar a trabalhar e participar nos mais diversos diálogos políticos” afirmou Celso Garrido, coordenador nacional do CONSAN.

O Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, no seu discurso, frisou a importância que deve ser dada ao Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), “que alimenta diariamente 23% da população nacional”. Assim sendo, torna-se urgente a necessidade de munir o PNASE da autonomia necessária para a própria sustentabilidade. Desta forma e com essas palavras foi declarada a abertura do evento, o qual teve como um dos seus objectivos permitir ao governo, junto aos seus parceiros, definir estratégias, programas, políticas públicas coerentes que concorram para a melhoria da SAN no país.

O CONSAN tem sido um forte impulsionador e dinamizador das actividades relacionadas com Alimentação, Nutrição, Promoção da Agricultura Familiar, bem como Desenvolvimento Rural Sustentável, criados no seio de dois grandes grupos de trabalho extremamente importantes para o país como - o Grupo de Alimentação, Nutrição e Saúde Escolar (PNASE, PNN e PSE) e o Grupo de Agricultura Familiar e Agroecologia (AF e AE). De mencionar que o apoio da FAO nesses dois grupos apontados tem sido total e reconhecido pelo governo que não tem poupado elogios à Organização pelos financiamentos colocados à disposição e que têm contribuído para a desenvolvimento sustentável do país.