FAO em São Tomé e Príncipe

Hélder Muteia esclarece os media sobre a missão conjunta realizada a São Tomé

Coordenador Sub-regional da FAO para a África Central no briefing com a comunicação social no jardim do Hotel Pestana © FAO / Denilson Costa.

21/11/2018

21 de Novembro de 2018, São Tomé – O Hotel Pestana São Tomé foi o palco escolhido para o briefing aos órgãos da comunicação social, tanto nacionais como internacionais, sobre a missão conjunta da delegação sub-regional da FAO para a África Central, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da Embaixada de São Tomé e Príncipe no Gabão a São Tomé. Hélder Muteia, Coordenador Sub-regional da FAO para a África Central e Representante para São Tomé e Príncipe e Gabão, que chefiou esta missão, esclareceu os media.

Com. Social - Qual o objectivo da vossa missão a São Tomé?

Hélder Muteia -  O objectivo primordial desta missão consiste na criação de uma plataforma conjunta de trabalho em São Tomé e Príncipe , unindo os interesses comuns da FAO e a AFD em prol do desenvolvimento do país. Temos interesses comuns não só nas áreas de sistemas agro-alimentares, mais também em diversas outras áreas de desenvolvimento ligados ao acesso à energia, água e outros elementos ligados à sustentabilidade social. No âmbito geral, esta é uma das necessidades que nortearam a realização desta missão, que dentre muitos pontos, vai procurar também identificar actividades e projectos conjuntos e, se possivel, a inclusão de outros parceiros de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe.

Com. Social – Sabemos do encontro com os parceiros financeiros nacionais que será realizado na tarde de hoje, o que espera?

Hélder Muteia – Neste encontro vamos tentar ver se esta plataforma de colaboração e cooperação é alargada aos outros parceiros, para que possamos conjuntamente facilitar aquilo que são as ações de apoio ao desenvolvimento no país. Como sabem, São Tomé e Príncipe tem funcionado para os actores de desenvolvimento um pouco como laborátorio de iniciativas e de propostas de desenvovimento. É nesta vertente que queremos (FAO), com a AFD acelerar este processo.

Com. Social – O que foi discutido com as diversas individualidades do país com que esteve em audiência?

Hélder Muteia – Tivemos um primeiro encontro com o Senhor Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Teodorico de Campos, no qual abordamos as prioridades do governo no sector agroalimentar. Fomos também recebidos pelo Senhor Ministro das Finanças, Comércio e Economia Azul, Américo Ramos, com o qual abordamos particularmente as iniciativas no sector da economia azul, aquilo que o governo prevê neste campo e também outras iniciativas no campo das infra-estruturas, água, energia e do saneamento. Como não podia deixar de ser, encontramo-nos com o Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Urbino Botelho, com o qual abordamos de forma global o caminho que a cooperação com São Tomé e Príncipe vai tomar nos próximos tempos. Estes constituem os pontos que nos fizeram estar aqui, e muito satisfeitos, com esta plataforma de cooperação.

Importa acrescentar que a FAO São Tomé e Príncipe tem vindo a implementar vários projectos no país, todos eles em consonância com as prioridades enunciadas pelo governo e em colaboração com os técnicos nacionais. Em 2019, a Organização prevê iniciar quatro novos projectos de cooperação técnica nas áreas da saúde animal, apoio institucional, desenvolvimento de cadeias de valor de produtos florestais não-lenhosos e introdução de técnicas inovadoras de irrigação. A par destes projectos, continuarão em desenvolvimento os projectos já em fase de implementação de “melhoria de comercialização de produtos haliêuticos”, “apoio à transição para a economia azul”, “atualização da carta de fertilidade dos solos” e “restauração florestal e paisagística”.