FAO em São Tomé e Príncipe

FAO apresenta projecto de restauração florestal e paisagística ao novo ministro tutelar da agricultura e desenvolvimento rural

Encontro conjunto com o Ministro da Agricultura FAO © / Denilson Costa

24/01/2019

24 de Janeiro de 2019, São Tomé – No dia 17 de Janeiro, as equipas do escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), da Direcção das Florestas e Biodiversidade e a equipa nacional do projecto  "Restauração da Paisagem para a Funcionalidade dos Ecossistemas e Mitigação das Alterações Climáticas na República Democrática de São Tomé e Príncipe” foram recebidas em audiência pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos. O encontro serviu para apresentar a equipa nacional do projecto ao ministro, bem como discutir questões relacionadas com a implementação e coordenação do mesmo. Esta foi também uma oportunidade para dar a divulgar o processo de formulação dos quatro novos projectos em curso financiados e executados pela FAO em território nacional.

Após apresentar em linhas gerais os projectos actualmente executados pela FAO em São Tomé e Príncipe, o Assistente ao Representante, Argentino dos Santos, explanou os eixos de intervenção dos próximos projectos e acabou a sua intervenção resumindo a actual situação do projecto de Restauração Florestal e Paisagística.

A Direcção das Florestas e Biodiversidade, parceiro de execução do projecto, agradeceu a iniciativa da FAO em promover este encontro como forma de esclarecer os detalhes de implementação do projecto e garantir a sensibilidade do ministro para a temática de restauração florestal e paisagística.

Técnicos da Direcção da Floresta e Biodiversidade, congratularam a FAO pela, salientando que a Direcção das Florestas e Biodiversidade é o sector estatal responsável pela elaboração e implementação da política florestal do país, logo, a sua acção de liderança na execução deste projecto irá certamente contribuir para o sucesso do projecto.

Francisco Ramos felicitou a FAO e os técnicos presentes pela dinâmica verificada no arranque do projecto, exortando os técnicos para “o máximo empenho e tudo fazer para que no final dos 5 anos possamos verificar as contribuições do projecto no país”. O ministro felicitou a FAO pelos financiamentos e assistência técnica colocados à disposição de São Tomé e Príncipe e manifestou a sua total disponibilidade em cooperar com a FAO para o êxito dos trabalhos.