FAO em São Tomé e Príncipe

Aproxima-se a vinda de uma missão destinada à formulação de um projecto de irrigação moderna

Agricultor são-tomense utilizando regardores para irrigar a sua plantação © FAO / Denilson Costa

28/02/2019

28 de fevereiro de 2019, São Tomé – Aproxima-se a chegada da missão a São Tomé de François Owono Mve e Miyoubi Koumangoye, consultores da FAO e responsáveis pelo departamento de Terra e Água do Escritório Sub-regional da FAO para a África Central. A missão que se realizará entre 03 e 10 de março, tem como objectivo a proceder à elaboração de uma nota conceptual para um projeto de irrigação moderna em colaboração com os responsáveis das diversas direções do Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural.

Em 2018, o governo de São Tomé e Príncipe, com a assistência fornecida pelo Banco Africano de Desenvolvimento e o apoio do Fundo de Cooperação Técnica da Nigéria, desenvolveu em colaboração com o gabinete de estudos tunisiano STUDI uma estratégia  nacional de irrigação.

Diante da necessidade de implementar a estratégica mencionada, o governo de São Tomé e Príncipe, através da Ministério da Agricultura, solicitou a assistência técnica da FAO na formulação de um projeto de irrigação moderna para o efeito.

A execução de uma estratégia nacional de irrigação adaptada ao contexto nacional representará um bom ponto de partida para a agricultura sustentável, produtiva e geradora de rendimentos, contribuindo significativamente para uma gestão responsável dos recursos hídricos, terrestres, do ambiente e de luta contra a pobreza, fome e desnutrição.

Além do exposto, a sua implementação poderá responder aos apelos constantes dos agricultores são-tomenses que veem as suas plantações afetadas pelos impactos da seca. Esta e outras exigências do contexto nacional serão tidas em conta pela missão que se aproxima.