FAO em São Tomé e Príncipe

FAO e Direção das Florestas juntas em plantio de árvores com os alunos em Santa Clotilde

Alunos no plantio de mudas em Santa Clotilde © FAO / Denilson Costa

22/03/2019

22 de março de 2019, São Tomé – No quadro da semana comemorativa do Dia Internacional das Florestas em São Tomé, a FAO e a Direção das Florestas e Biodiversidade deslocaram-se no dia de hoje à comunidade  de Santa Clotilde (Distrito de Caué) para realizar uma actividade de plantio com os alunos da Escola Básica de Uba Budo. Em conjunto com os técnicos da Direção das Florestas, as cerca de 35 crianças plantam por volta de 250 plantas.

Este ano, o tema definido pela FAO para a celebração deste dia é “Aprender a amar as florestas”. Por isso, o plantio foi precedido de uma aula ao ar livre sobre a importância das florestas e como podemos protegê-las e conservá-las. Unidos nesta causa, a FAO, a equipa do projeto “Restauração da paisagem para a funcionalidade dos ecossistemas e mitigar a mudança climática na República Democrática de São Tomé e Príncipe” e os técnicos da Direção das Florestas  partilharam com os mais novos os seus conhecimentos sobre as florestas, inspirando os alunos a adoptarem medidas de conservação e protecção das florestas nas suas comunidades.

Após uma curta deslocação ao local definido para o plantio das mudas, os alunos tiveram contato com diversas espécies de plantas e não esconderam a familiaridade com a sua maioria, identificando de imediato as que viam. Sandro Leite, aluno, afirmou com entusiasmo que “Já conhecemos muitas dessas plantas que estão aqui. Foi bom estarmos hoje aqui para uma aula diferente. Além das coisas que o professor fala na escola, aprender sobre as florestas perto de todas estas árvores é muito mais divertido”.

Durante o intercâmbio com os alunos, para além dos ensinamentos transmitidos sobre as plantas e a floresta através das principais mensagens propostas pela Organização para a celebração da data, a Assistente ao Programa da FAO, Bárbara Campos, elucidou os alunos sobre o papel da FAO no mundo e as ações em curso em São Tomé e Príncipe. A mesma esclareceu que “Esperamos com esta atividade contribuir para a consciência ambiental dos alunos e promover o amor pelas florestas, tema este definido pela Organização para este ano 2019. E daquilo que vimos e ouvimos, importa salientar que os conhecimentos já adquiridos pelos alunos deixaram-nos maravilhados”.

Com ajuda dos técnicos da Direção das Florestas, da equipa do projecto de Restauração Florestal e  Paisagística e de alguns dos madeireiros de São Tomé, os alunos plantaram cerca de 250 das espécies de árvores mais comercializadas no país, nomeadamente, acácia, amoreira, gogó e cidrela.  

A FAO fará esforços para que a aprendizagem não páre por aqui. Segundo a Bárbara Campos,  “O desafio é que os alunos, junto aos pais e familiares, na sua comundiade ou roça, plantem uma árvore e nela coloquem o seu seu nome. Um desafio que vai incentivá-los a cuidar da plantinha e no futuro orgulhar-se do produto do seu esforço”. Este foi um repto aceite não só pelos alunos, mas todos que participaram nesta actividade que marcou a Semana Nacional do Dia Internacional das Florestas em São Tomé.