FAO em São Tomé e Príncipe

Transformando a alimentação e a agricultura para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Peixe acabado de pescar por um pescador são-tomense © FAO/Denilson Costa FAO © / Denilson Costa

11/04/2019

11 abril de 2019, São Tomé – Face aos esforços no sentido do aumento da produtividade agrícola das últimas décadas, a alimentação e agricultura encontram-se hoje num encruzilhada. Se por um lado encontram o potencial de produtividade dos recursos naturais de base degrados em muitas regiões do planeta, o que compromete o futuro da fertilidade do planeta, por outro lado assiste-se a uma situação que urge reverter – o aumento generalizado do flagelo da fome, que afeta cerca de 815 milhões de pessoas no mundo, acompanhado por números igualmente assustadores de pessoas malnutridas, que sofrem de obesidade e de desperdícios de alimentos. Estes complexos fenómenos são cada vez mais exacerbados pela combinação crescente de episódios de crises, conflitos e desastres naturais.

Caminhar numa direção diferente no futuro é inevitável e o caminho para a prosperidade inclusiva é-nos claramente apontado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “Ultrapassar os desafios complexos que o mundo enfrenta requer uma ação transformativa, abraçando os princípios da sustentabilidade e enfrentando as causas de base da pobreza e da fome, não deixando ninguém para trás”. Esta é uma das mensagens-chave veiculadas pela publicação da FAO intitulada “Transformando a alimentação e a agricultura para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Esta publicação apresenta uma abordagem concertada sobre como apoiar e acelerar a transição para sistemas alimentares e agrícolas mais sustentáveis, baseada em 5 princípios e 20 ações interligadas para guiar os decisores políticos no desenvolvimento de políticas, estratégias, regulamentações e incentivos adaptados.

Desta forma, a publicação “Transformando a alimentação e a agricultura para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” reflete sobre as questões “Como é que os decisores políticos podem transformar o seu potencial em ação?” e “Como é que podem selecionar e priorizar os recursos para acelerar o progresso?”. 

As soluções práticas apresentadas através das 20 ações interligadas, descrevem abordagens, políticas e ferramentas que contribuem para múltiplos ODS. Elas integram as três dimensões do desenvolvimento sustentável e exigem participação e parcerias entre diferentes atores. Identificando sinergias, entendendo trade-offs e delineando incentivos, estas 20 ações abordam as questões reais que os países enfrentam na construção de um mundo Fome Zero e de um futuro mais brilhante para todos.

Curioso? Visite o seguinte link para aceder à publicação: http://www.fao.org/publications/transforming-food-agriculture-to-achieve-sdg/fr/