FAO em São Tomé e Príncipe

Representação da FAO em São Tomé e Príncipe encontra-se com a equipa da Câmara de Lembá

Encontro com a equipa da autarquia de Lembá © FAO/Denilson Costa

11/07/2019

11 de Julho de 2019, São Tomé – Desde 2016 que a localidade piscatória de Neves, Distrito de Lembá, tem beneficiado de vários projetos financiados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), incluindo três projetos Telefood. Esta é uma localidade fortemente dependente da agricultura e pesca, que tem garantido o sustento a milhares de famílias em todo o país.  Liderada por uma nova equipa na gestão, o Assistente ao Representante, Argentino dos Santos, encontrou-se com esta nova direção da Câmara local com vista abordar o estado dos projetos financiados pela Organização no distrito.

 

Na reunião estiveram presentes Albertino Barros, presidente da autarquia, e todos os restantes autarcas, onde a oportunidade surgiu para aludir a todas as ações desenvolvidas pela FAO no distrito. Dentre as várias atividades, destacam-se os seguintes projetos Telefood financiados: projeto destinado à promoção da criação de suínos e instalação de cultivos de matabala em Ribeira Palma Obô; projeto de criação de uma pequena unidade de transformação de pescado em Neves, incluindo o seu apetrechamento e fornecimento de um bote de fibra de vidro; e, por último, um projeto de apoio a uma fábrica de transformação de produtos locais para o fabrico de farinha de fruta-pão.

Após a explanação de Argentino dos Santos, a equipa da Câmara local agradeceu a amabilidade da Organização pelo esclarecimento e mostrou-se empenhada em continuar a dar o devido seguimento às ações mencionadas. Estas foram as palavras de Albertino Barros: “Nós temos vindo a trabalhar no sentido de dar mais visibilidade ao nosso distrito e todo apoio é bem-vindo. Gostaria, em nome da equipa, agradecer mais uma vez à FAO por esta amabilidade e dizer que vamos tudo fazer no sentido de continuar a merecer o vosso apoio e sabemos que, para isso, temos que mostrar resultados que encorajem a Organização a depositar confiança em nós”, acrescentou o Presidente da Autarquia de Neves.  

De um modo geral, importa salientar que “sendo Neves um distrito onde a população vive diretamente da pesca e da agricultura, a existência das infraestruturas apoiadas irá certamente ajudar no fornecimento de produtos qualidade à população local e a todos os são-tomenses”, mencionou Arlindo Barros. Mas este não foi o único impacto positivo. Estes projetos promoveram a criação de postos de emprego e aumento dos rendimentos dos beneficiários, além estimular a aposta no consumo dos produtos localmente produzidos. A atenção especial à inclusão de mulheres chefes de famílias de baixos rendimentos nestes projetos foi também um contributo assinalável para o desenvolvimento do distrito.