FAO em São Tomé e Príncipe

“Fome Zero em Movimento” mobiliza população em prol da prática de exercício físico e hábitos alimentares saudáveis

Participantes da atividade “Fome Zero em movimento” © FAO / Denilson Costa

19/10/2019

19 de Outubro de 2019, São Tomé – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) organizou hoje, no Estádio Nacional 12 de Julho de São Tomé, uma aula de exercício físico com o mote “Fome Zero em Movimento”. O seu objetivo - estimular a prática de exercício físico entre os santomenses e combater os estilos de vida sedentários.

O aumento progressivo do número de pessoas que sofrem de obesidade no mundo é um fator preocupante. Neste sentido, e no quadro das celebrações do Dia Mundial da Alimentação 2019, a FAO alerta para o facto de dietas não saudáveis serem o principal fator de risco de mortes por doenças não transmissíveis - tais como doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de cancro. Combinadas com estilos de vida sedentários, dietas não saudáveis superaram o tabagismo como principal fator de risco de incapacidade e morte no mundo. Esta tendência levou a que hoje, mais de 670 milhões de adultos e 120 milhões de meninas e meninos (5-19 anos) sejam obesos e mais de 40 milhões de crianças menores de 5 anos tenham excesso de peso.

Sensível a estes factos, o Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo tomou parte na atividade desportiva organizada pela FAO, incentivando os jovens presentes no estádio a juntarem-se à aula de ginástica. Vinício de Pina afirmou: “enquanto ministro tutelar da juventude e desporto não posso permitir que São Tomé e Príncipe acompanhe a tendência mundial de aumento da prevlaência de obesidade. Se para o alcance do Fome Zero é necessário que todos nós tomemos ação, cada um deve tentar fazer a diferença. Eu faço-a promovendo os exercício físico e desporto entre os são tomenses! Porque vidas saudáveis e ativas representam sociedades prósperas e investimentos públicos no setor de saúde mais racionais e reduzidos”.

A liderar a aula de ginástica esteve Hélder Santos, instrutor de exercício físico, salientou os benefícios da prática de exercício físico perante os participantes: “A prática de exercício físico é benéfica e recomendada para pessoas de diferentes idades, uma vez que até mesmo a caminhada, que é uma atividade mais leve, traz melhorias não somente estéticas, como de condicionamento para o praticante”. O mesmo aconselhou ainda ainda que “não basta apenas comer de forma diversificada é importante também que pratiquemos exercícios físicos e se for orientado por um instrutor, melhor ainda”.

Marcou ainda presença na atividade o Ministro tutelar da Agricultura, Francisco dos Ramos, que afirmou em entrevista à comunicação social que “Se fossemos capazes de combinar a boa alimentação com a prática de exercícios físicos, o mundo poderia estar a usar os cerca de 2 bilhões de dólares que são gastos para tratar problemas de saúde causados pela obesidade na produção de alimentos e outras medidas que contribuem para o desenvolvimento harmonioso do ser humano, livrando os governos desta problemática que é a obesidade”.

Após cerca de duas horas de exercício físico intenso e acompanhado de muita música, os participantes foram convidados a um pequeno lanche composto por alimentos saudáveis e produtos locais. Isto porque, além de proporcionar um momento de atividade física propícia à queima de calorias, os participantes foram também sensibilizados sobre a importância de fazer escolhas alimentares informadas e sustentáveis. Este é um exemplo de como cada um pode fazer a diferença na prossecução do Desafio Fome Zero até 2030.