FAO em São Tomé e Príncipe

FAO apoia a organização do atelier de sensibilização sobre o papel dos parlamentares na prossecução da segurança alimentar e nutricional no país

Foto de família da sessão de sensibilização de parlamentares © FAO / Ody Mpouo

28/02/2020

28 de fevereiro de 2020, São Tomé – O Palácio dos Congressos acolheu entre os dias 27 e 28 de fevereiro de 2020 um atelier de sensibilização sobre o papel dos parlamentares na prossecução da segurança alimentar e nutricional (SAN).

O atelier organizado pela FAO/STP, foi presidido pelo 1º Vice-presidente da Assembleia Nacional de São Tomé Príncipe (ANSTP), Guilherme Octaviano, e visou consciencializar e sensibilizar os deputados santomenses sobre a problemática da fome e da malnutrição enquanto fatores impeditivos do desenvolvimento sustentável almejado por todos.

Durante o evento foram debatidos vários temas de importância acrescida como a “Situação da SAN em São Tomé e Príncipe (STP) e as Estratégias de Intervenção”, tema apresentado pela especialista em nutrição, Senhora Aïssa Mamadoultaïbou que é também responsável da nutrição do escritório Sub-Regional da FAO para África Central. Nesta apresentação, Aïssa Mamadoultaïbou fez um raio x sobre a SAN no país e pediu aos parlamentares que garantam o engajamento político e económico necessário ao desempenho do seu papel fundamental na luta contra a insegurança alimentar e nutricional, a fim de contribuir para o desenvolvimento inclusivo e sustentável do país e alcance do desafio Fome Zero.

Em representação do Escritório na UNICEF no país, Luís Bonfim falou sobre a importância da alimentação nos primeiros “1000 Dias”, período compreendido entre o momento da fecundação até aos 2 anos de idade da criança, sendo um momento crucial para o seu desenvolvimento assim como a importância da alimentação das mães.

Enquanto que a representante da OMS, abordou a temática do “Duplo Fardo da Malnutrição”, ressaltando a importância da nutrição na saúde das crianças e falou  da necessidade de adoção de políticas que visem saber o real estado nutricional das crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 14.

A Representante do PAM abordou a “Nutrição em Meio Escolar” realçando a importância da inclusão do consumo dos produtos locais na alimentação escolar.

O honorável deputado do parlamento gabonês e campeão de nutrição, Yves Manfoumbi que é também o Secretário-Geral da Aliança Parlamentar Gabonesa para SAN e das rede das Alianças Parlamentares para África Central, encerrou as apresentações explicando aos deputados nacionais o que se espera deles, portanto, o papel que deverá ser desempenhdo pela APSTP-SAN na luta contra a fome e a subnutrição. Enfatizou tambémque este atelier servirá também para reforçar a capacidade das Alianças Parlamentares da Sub-região, agradecendo depois a presença dos deputados nacionais no evento e felicitando o seu engajamento para que a aliança parlamentar  se tornasse uma realidade em STP.

No evento estiveram presentes o segundo Vice-Presidente da ANSTP, os deputados da ANSTP, o Ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares, o Assistente ao Representante da FAO/STP, o Presidente da APSTP-SAN, o Secretário-Geral da ANSTP, a representação do escritório da Coordenadora residente das Nações Unidas (NU) em São Tomé e Príncipe, membros das agências das NU, funcionários da ANSTP  e alguns convidados.