FAO em São Tomé e Príncipe

O papel da FAO na nutrição no mundo e em São Tomé e Príncipe

Produtos produzidos localmente © FAO/Ody Mpouo

18/03/2020

18 de março de 2020, São Tomé – As coexistências da fome, da desnutrição, das deficiências de micronutrientes, do sobrepeso, da obesidade ocorrem, entre outras causas, devido à falta de acesso a uma alimentação saudável que forneça a quantidade de nutrientes necessários para levar uma vida saudável e ativa.

Desde a sua fundação, a FAO tem vindo a trabalhar para melhorar a nutrição e garantir a liberdade da humanidade em relação a fome, e em 2015, os países tiveram a oportunidade de adotar a nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, constituída por 17 ODS com o objetivo de criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Destes 17 ODS, está incluindo o “Objetivo número 2”, que é a erradicação da fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Isto implica que até 2030, se possa acabar com a fome, com todas as formas de malnutrição, duplicar a produtividade agrícola e o rendimento dos pequenos produtores de alimentos, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes.

Ter uma boa nutrição, garante a nossa primeira defesa contra doenças e nos garante uma fonte de energia para viver e ser ativo, portanto, o direito à alimentação adequada é universal e a boa nutrição é essencial para todos, neste sentido, a FAO adotou uma estratégia de nutrição que passa por melhorar as dietas e elevar os níveis de nutrição através de uma abordagem centrada nas pessoas.

A República Democrática de São Tomé e Príncipe comunga os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no quadro da Agenda 2030, e tem contado com o apoio técnico da FAO na elaboração e execução de alguns projetos que ajudem a combater a malnutrição e a insegurança alimentar. Neste âmbito, o projeto “Apoio à capitalização e valorização de produções hortícolas para a segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe”, tem sido executado, objetivando a promoção da horticultura em vários distritos do país e na Região Autónoma do Príncipe e por conseguinte, ajudar na prossecução da segurança alimentar e nutricional.

A visão da FAO sobre a nutrição, é de um mundo livre de fome e desnutrição, onde a alimentação e a agricultura contribuem para melhorar padrões de vida de todas as pessoas de forma econômica, social e de maneira ambientalmente sustentável. Na consecução dessa visão, a FAO tem apoiado os países a melhorar a nutrição ao longo do ciclo de vida, através de melhores alimentos, sistemas agrícolas e trabalhando com parceiros a nível global, níveis regional e nacional.