FAO em São Tomé e Príncipe

Atividade de monitoramento do Projeto de Controle Sustentável da Raiva Humana Transmitida por Cães na África Central

© FAO / Ody Mpouo

29/04/2020

Reunião técnica virtual da coordenação sub-regional da FAO na África Central e nos escritórios nos países sobre o nível de implementação do projeto

29 de abril de 2020, São Tomé – No quadro da implementação do projeto sub-regional intitulado "Controle Sustentável da Raiva Humana Transmitida por Cães na África Central", financiado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no valor de 311.000 USD, uma reunião técnica foi realizada dia 29 de abril, por videoconferência por iniciativa do Coordenador do Escritório Sub-regional da FAO para a África Central, Hélder Muteia.

Esta reunião na qual participaram as equipes técnicas da FAO dos 8 países da sub-região, consistiu em fazer um balanço do andamento do projeto, trocar informações sobre as dificuldades encontradas e as possíveis soluções, mas também para determinar os próximos passos.

Depois de rever alguns aspectos e o nível de implementação desta iniciativa que, a longo prazo, será possível alcançar o objetivo "Mortalidade humana zero por raiva canina até 2030 na África Central", o Coordenador «Une Seule Santé», profissional técnico principal do projecto apresentou o estado do avanço da implementação do projecto, questões estruturais, incluindo o processo de nomeação de coordenadores e vice-coordenadores dos países, planos de trabalho dos países, envolvimento de outros parceiros e ferramentas de comunicação.

Vários pontos foram discutidos pelos participantes, levando em consideração as especificidades de cada país nos planos de trabalho. Em vista do contexto atual, a pandemia do COVID-19, o LTO deverá identificar, por meio do plano de trabalho do projeto, atividades que podem ser implementadas durante esse período de contenção.

No final da reunião, os participantes concordaram em reprogramar as atividades de campo e uma extensão do TCP. A próxima reunião foi agendada para a primeira semana de junho de 2020.

Como lembrete, o projeto sub-regional "Controle Sustentável da Raiva Humana Transmitida por Cães na África Central", financiado pela FAO no valor de US $ 311.000 por um período de 2 anos, visa (i) Fortalecer as capacidades da sub -região e países da África Central na luta contra as zoonoses pela abordagem “Uma só Saúde” ; (ii) Desenvolver 8 planos nacionais de eliminação da raiva até 2030; (iii) Operacionalizar o sistema integrado de vigilância e notificação de casos de raiva animal e humana em 8 países da sub-região da África Central.

Os principais parceiros implementadores deste projeto são: os Ministérios responsáveis pela Agricultura, Pecuária, Saúde e os municípios dos 8 países, a Comissão Econômica para a Pecuária de Recursos de Carne e Pesca (CEBEVIRHA ), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Aliança Mundial contra a Raiva (GARC).

 

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte link: http://www.fao.org/africa/news/detail-news/fr/c/1273609/