FAO em São Tomé e Príncipe

Dia Internacional da Segurança Alimentar

© FAO

08/06/2020

Segurança alimentar continua sendo "negócio de todos"

08 de junho de 2020, São Tomé – Os Directores Gerais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apresentam seus cumprimentos aos Estados Membros e teve a honra de os informar que o segundo Dia Internacional da Segurança Alimentar, estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2018, foi comemorado em 7 de junho de 2020.

Este ano não foi como planeado e, em vez de nos reunirmos para eventos públicos, estamos adoptando rapidamente novas maneiras de trabalhar juntos e celebrar colectivamente eventos por meio de comunidades on-line. A vida pública é interrompida em muitos países para proteger a saúde de todos e lidar com os problemas causados ​​pela pandemia da COVID-19.

A segurança sanitária alimentar continua sendo "negócio de todos" e a crise global pela qual estamos passando mostra isso mais claramente do que nunca. Este ano o dia é dedicado a todos que mantêm as cadeias de suprimentos em funcionamento para que continuamos a ter alimentos seguros que contribuem para uma dieta saudável: trabalhadores rurais, supermercados e todos aqueles que preparam comida para os outros e para si mesmos.

A bem-sucedida campanha de 2019 aproveitou a dinâmica criada pelas duas Conferências Internacionais sobre Segurança Sanitária Alimentar, realizadas em Adis Abeba e Genebra. Em 2020, o objectivo é aumentar a consciencialização e incentivar as pessoas a agir, mostrando o que todos podem fazer para garantir a segurança sanitária dos alimentos e, em particular, criar mercados alimentares seguros e os preservar.

Durante esta pandemia, os Estados Membros mais do que nunca precisam ser apoiados em seus esforços para garantir um suprimento seguro de alimentos para todos e para garantir que as pessoas não tenham dúvidas de que os alimentos que ingerem não constituem risco a sua saúde.

A OMS e a FAO têm o prazer de ajudar os Estados Membros em suas actividades planeadas para marcar o Dia Internacional da Segurança Sanitária Alimentar 2020. Informações básicas e mais detalhes sobre o dia, bem como materiais para campanhas de consciencialização estão disponíveis no site conjunto da OMS / FAO (http://www.fao.org/fao-who-codexalimentarius/wfsd/about/en/) para estimular a criatividade on-line e em espaços públicos quando isso é possível, a fim de prestar homenagem a todos aqueles que garantem a segurança dos alimentos que ingerimos.

Em São Tomé e Príncipe, o Plano Estratégico sobre a Segurança Sanitária dos Alimentos (SSA) foi apresentado em 2017 e surgiu da necessidade da formulação de uma Estratégia Nacional de Segurança Alimentar para o país, tarefa realizada de 26 de abril a 15 de julho do mesmo ano, como parte do projecto destinado à “melhoria a comercialização de produtos pesqueiros em São Tomé e Príncipe” (TCP / STP / 3603).

Este plano está em conformidade com os compromissos de São Tomé e Príncipe em matéria de segurança alimentar e nutricional (SAN), tanto a nível internacional - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - como a nível nacional - Programa Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (P.N.S.A.N.).

 

Versão portuguesa da notícia original presente no seguinte link: http://www.fao.org/africa/news/detail-news/fr/c/1279542/