FAO em São Tomé e Príncipe

Hélder Muteia participa no lançamento do COMPRAN

© FAO/Ody Mpouo

10/07/2020

10 de julho de 2020, São Tomé – O  Coordenador Sub-Regional da FAO para a África Central e Representante para Gabão e  São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia, esteve presente no lançamento oficial do projecto de Apoio a Comercialização, Produtividade Agrícola e Nutrição (COMPRAN).

O evento foi realizado através de uma videoconferência, que contou com a participação do Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus, membros do seu governo e representantes das organizações internacionais.

Na sua intervenção, Hélder Muteia falou sobre o papel da FAO enquanto agência líder das actividades internacionais de luta contra a fome, realçando a importância do trabalho conjunto coordenado a nível global, regional e nacional, e reiterou o compromisso da FAO em colaborar com o Governo santomense, sempre de olhos postos num futuro comum, o futuro Fome Zero.

Muteia também falou do papel do governo, enquanto parceiro irrevogável da FAO nos domínios da agricultura, florestas, pecuária, pescas e nutrição na consolidação do objectivo de combater a má nutrição e a insegurança alimentar da população santomense e melhorar de forma sustentável os rendimentos dos pequenos produtores de São Tomé e Príncipe, especialmente das mulheres e jovens.

 O  Coordenador Sub-Regional da FAO para a África Central e Representante para Gabão e  São Tomé e Príncipe, aproveitou a oportunidade para informar que a FAO contribuirá com um montante considerável do seu portefólio destinado ao biénio 2020/2021 – cerca de 1,7 milhões de dólares – para as actividades do COMPRAN, uma contribuição que será sobretudo em áreas relacionadas com o reforço institucional, assistência aos produtores, sensibilização em prol de uma melhor nutrição, e comunicação - domínios em que a FAO tem uma grande experiência.

O projecto COMPRAN terá a duração de 6 anos está avaliado em mais de 25 milhões de dólares, e abrangerá cerca de 8.700 famílias.