FAO em São Tomé e Príncipe

FAO participa nas comemorações do 30 de Setembro em São Tomé e Príncipe

© FAO/Ody Mpouo

30/09/2020

30 de setembro de 2020, São Tomé – Teve lugar na comunidade de Colónia Açoriana, distrito de Cantagalo o ato central das atividades das comemorações alusivas ao quadragésimo quinto aniversário da nacionalização das roças.

A semana relativa as comemorações do alusivas ao quadragésimo quinto aniversário da nacionalização das roças, decorreu sob o lema “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos.”, numa alusão as comemorações do Dia mundial da alimentação 2020. Com isso, uma serie de atividades foram agendadas, numa colaboração entre o Ministério da Agricultura e o escritório da FAO em São Tomé e Príncipe, para a comemoração das duas datas.

Devido as restrições impostas devido o contexto da pandemia da Covid-19, o evento foi bastante restrito, no entanto o Primeiro-ministro que o presidiu, destacou-o como um ato simbólico, tendo salientado depois os ganhos obtidos pelo país e a importância da igualdade de género na área agrícola.

As atividades iniciaram-se com o plantio de plantas de matabaleira, no âmbito da campanha de promoção da produção agrícola, denominada “Bámu ximía pá non bê kwá kumé” (Vamos plantar para termos o que comer), uma campanha recorde-se, que a FAO dará assistência técnica e financeira de emergência através do fornecimento de sementes, fitofármacos e materiais agrícolas de forma a fornecer aos agricultores meios e condições para o aumento da produção e da produtividade de produtos locais, contribuindo assim para a garantia e estabilidade da segurança alimentar e nutricional da população.

Sendo um parceiro primordial do setor agrícola santomense, onde vem prestando apoio técnico e financeiro ao Governo no referido setor, a FAO se fez representar no evento, através do Assistente ao Representante.

O evento também contou com a presença do Ministro da Agricultura, que salientou a importância dos parceiros, entre eles a FAO, no desenvolvimento do setor agrícola nacional, tendo considerado a realização do evento, como uma reflexão de grande importância para a economia do país.

Atualmente a FAO executa atualmente em São Tomé e Príncipe, 12 projetos visando a segurança alimentar e nutricional.