FAO em São Tomé e Príncipe

FAO/STP participa em conversa aberta promovida pela ONU/STP

© FAO/Ody Mpouo

21/10/2020

21 de outubro de 2020, São Tomé – O Escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura em São Tomé e Príncipe (FAO/STP),  participou numa conversa aberta promovida pelo Escritório das Nações Unidas em STP, por ocasião da semana das Nações Unidas, em alusão as comemorações dos 75 anos da ONU que será celebrado no dia 24 de outubro.

Sob o lema “São Tomé e Príncipe que queremos, a ONU que queremos”, o objetivo desta conversa, foi de entender melhor as expectativas à volta da cooperação internacional à luz dos desafios globais prementes das suas estratégias e das suas ideias, para que a ONU possa oferecer o melhor a todas as pessoas do mundo que servimos, através de uma reflexão sobre os 75 anos das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, onde se aproveitou para traçar caminhos para a década de ação dos Objetivos do desenvolvimento sustentável.

O evento foi dividido em três painéis, em que se falou sobre o aniversário da ONU, e se fez uma abordagem sobre a criação da organização, as reformas sofridas pela mesma e sua evolução até os dias de hoje.

No segundo painel, abordou-se a temática dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, bem como a resposta dada pelo Sistema das Nações Unidas para mitigar os efeitos causados pela mesma.

No terceiro e último painel, centrou-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o foco nos ODS que fazem referência as alterações climáticas, a juventude, ao género e aos direitos humanos. 

Num evento onde se pretendeu olhar para questão da representatividade, a plateia esteve composta por membros de algumas organizações da sociedade civil.

A FAO/STP como agência integrante do sistema das Nações Unidas, se fez representar pelo Assistente ao Represente, Argentino Pires dos Santos.

O evento que decorreu no Centro Cultural Brasil, em São Tomé, estiveram também presentes, os responsáveis das outras agências do sistema das Nações Unidas.