FAO em São Tomé e Príncipe

Representante da FAO para STP participa no encontro de parceiros do MAPDR

Photo © FAO

21/12/2020

21 de dezembro de 2020, São Tomé – Foi realizada a quarta reunião de coordenação de parceiros do setor da agricultura de São Tomé e Príncipe.

Esta iniciativa demonstra uma vontade de transparência por parte do ministério da agricultura na gestão dos apoios que recebe, e demonstra também uma vontade de coordenação com os parceiros que intervém no setor.

Esta coordenação é importante porque fará com que qualquer apoio dedicado ao setor seja mais eficaz, evitando por exemplo que dois parceiros financiem a mesma iniciativa de forma pouco coordenada.

A iniciativa também potenciará os apoios recebidos pelo setor, e promoverá sinergias, como é o caso do recenseamento agrícola entre a FAO e União Europeia.

A reunião dividiu-se em dois momentos, sendo o primeiro, através de uma videoconferência entre os parceiros financiadores e parceiros técnicos, e o segundo momento com os intervenientes da sociedade civil.

Na sua apresentação, o Coordenador Sub-Regional da FAO para a África Central e Representante para Gabão e São Tomé e Príncipe, Hélder Muteia, explicou qual o papel da FAO, o seu domínio de intervenção, dando realce as realizações mais importantes de 2020 através do exemplo de sucesso e lições aprendidas, falando também dos principais desafios que enfrenta e as respetivas propostas de soluções, além de ter anunciado as prioridades para o biénio 2021/2022.

A reunião assume uma extrema importância porque os parceiros discutindo as suas prioridades, conseguem uma melhor coordenação, maximizando e potenciando os impactos das suas intervenções no desenvolvimento do setor agrícola em São Tomé e Príncipe.